Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes encontram túnel de 15 metros de extensão na Irmão Guido

Escavação tinha 3 metros de profundidade e daria fuga a 95 presos de um pavilhão.

09/12/2015 15:46

Durante vistoria realizada no final da manhã de hoje (09), agentes penitenciários encontraram um túnel de 15 metros de extensão com 3 metros de profundidade por baixo das celas quatro, cinco e seis da Penitenciária Irmão Guido. A estrutura seria suficiente para dar fuga a 95 presos que ficam recolhidos no Pavilhão B.

Fotos: Divulgação/Sinpoljuspi

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), o túnel foi escavado a partir da cela 4. “Os presos retiraram a estrutura de uma escada que dá acesso às camas que ficam dentro das celas. Essa escada é feita de concreto e tijolo e eles quebraram exatamente no encontro da parede com o chão. Quem olhava de fora, não via nada de mais, porque os degraus da escada continuavam intactos e ela parecia continuar fixa onde devia estar”, relata o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

Ele acrescenta ainda que, atualmente, a Penitenciária Irmão Guido abriga 405 detentos, entre presos provisórios e sentenciados, mas tem capacidade para apenas 344. Com relação à vigia Kleiton explica que o local conta com apenas seis agentes de plantão por turno que precisam se revezar entre os trabalhos internos (vistoria e contagem dos presos), e externos (escoltas, monitoramento de visitas e recebimentos de presos).

Outras escavações

Somente este ano, já foram registradas pelo menos quatro tentativas de fuga dos presos da Irmão Guido por túneis escavados na estrutura do presídio. Este de hoje (09) é o segundo encontrado partindo do Pavilhão B. No último dia 22, agentes encontraram outra escavação partindo das mesmas celas quatro, cinco e seis.

No mês de maio, pelo menos 11 presos tentaram escapar do presídio por um túnel escavado no Pavilhão Anexo. Na época, a Irmão Guido abrigada 431 presos tendo capacidade para apenas 344. Em agosto deste ano foi a vez dos detentos recolhidos no Pavilhão C da penitenciária tentarem fuga por um túnel. Pouco mais de um mês depois, em setembro, os agentes encontraram parte deste túnel reaberto e as escavações chegando já celas de outros pavilhões.

Mais sobre: