Com apenas quatro de pontos de vacinação contra a Covid-19 disponíveis em Teresina desde o início da semana, longas filas e muita reclamação de usuários foram registrados na Capital. Após os transtornos causados, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolveu ampliar os postos de vacinação.
Na tarde desta quarta-feira (22), a FMS comunicou que a partir de quinta-feira (23) a imunização acontecerá também nos Terminal do Itararé, Terminal Bela Vista e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Pirajá. Com a medida, o número de locais de imunização contra a Covid-19 chega a sete em Teresina.
Leia também: Teste de antígeno é a única forma de diferenciar H3N2 da Covid-19, diz infectologista
Segundo a diretora de Atenção Básica da FMS, Laurimary Caminha, a abertura de novos pontos acontece devido o aumento da demanda pelos imunizantes. “A ampliação se dá pelo aumento no fluxo de pacientes em função da redução no prazo para tomar a dose de reforço, que caiu de cinco para quatro meses”, afirma.
Foto: Assis Fernandes / O Dia
A FMS explicou que os pontos estarão recebendo o público para 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais e 2ª dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes).
O alerta fica por conta da documentação que deve ser apresentada no momento de receber o imunizantes. São exigidos: documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. As pessoas que receberão 2ª dose deverão apresentar o cartão de vacina e os adolescente devem estar acompanhados dos responsáveis.
Veja os pontos de drive thru
- Uespi Pirajá
- Terminal do Itararé
- Terminal do Bela vista
- Terminal Zoobotânico
- Terminal Buenos Aires
- Terminal Livramento
- Terminal Parque Piauí