Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

B.R.O. BRO - Cuidado com o calor

Por mais agradável que pareça as palavras, sol e diversão, não podemos ignorar que o aumento da temperatura pode realmente ser perigoso para seu peludo. O corpo dos animais não tem glândulas sudoríparas como o de um ser humano, sendo assim, eles se refrescam pela respiração ofegante e só tem um pequeno número de glândulas sudoríparas entre os dedos dos pés. Então fique atento no passo-à-passo para tornar o verão mais agradável para nossos amiguinhos.

1. Deixe água fresca e, se possível, resfriada (não gelada), no bebedouro do cão. Vá trocando durante o dia. Alguns animais costumam bater as patas dentro do recipiente de água para se molharem quando está calor. Não há problemas nisso, mas observe sempre para que não fiquem sem água. Ter uma fonte de água fresca e limpa na tigela vai garantir que ele irá beber mais vezes e manter-se hidratado. NÃO DEIXE A VASILHA DE ÁGUA NO SOL!

2. Não ande em superfícies quentes como o asfalto por longos períodos de tempo. O melhor é tentar alternar entre asfalto, calçada e grama para que as patas delicadas do seu cão não fiquem queimando. Em Teresina, o asfalto pode ser extremamente quente e pode queimar as patas dos seus filhotes, tornando-se muito doloroso para andar. Cubra as patas do seu cão com sapatinhos para que o asfalto não fique tão quente e eles possam caminhar confortavelmente. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início da manhã e final da tarde) e ande sempre em lugares sombreados.

3. JAMAIS deixe o cão preso dentro do carro, mesmo se os vidros ficarem semi abertos. O animal pode superaquecer e passar mal. Num dia com 24 graus, a temperatura no interior de um automóvel estacionado pode rapidamente elevar-se para mais de 49 graus, dentro de uma hora. Mesmo com as janelas abertas, um cão pode superaquecer e morrer, se deixado nessas condições.

4. Não use focinheiras fechadas para passear com o cachorro. Se tiver que utilizá-las, opte por modelos (tipo bico de pato) arejados que permitam que o cão fique com a boca aberta em seu interior.

5. Se a raça do seu cão peludo ser tosada, você pode diminuir a pelagem, mas cuidado para não deixar a pele desprotegida, afinal nossos peludos podem ter câncer se pele. Nessa hora é o mais importante é o bem-estar de seu animal. Aplicar protetor solar para o pêlo e pele do seu pet. Embora tenham um casaco peludo, sua pele ainda pode ser exposta a raios UV prejudiciais. Protegendo seu pêlo e pele com algum protetor solar UV irá ajudar o seu peludo à se manter saudável e sua pele sem queimaduras solares.

6. Quem mora em regiões quentes como Teresina nunca deve optar por raças adaptadas ao inverno (Husky siberiano, Malamute do alaska, Bernese, etc..). Mas se já fez essa escolha, seu cão pode necessitar de ar-condicionado ou ventilador para suportar o calor, caso esteja extremamente ofegante. Aqui não se trata de "cuidar de bicho como gente" e sim adequar a temperatura ambiente àquela que o animal possa suportar.

7. Se a temperatura estiver acima de 29 graus, deixe o seu amigo em casa Os cães e gatos não são capazes de se refrescar tão rapidamente quanto nos seres humanos podemos. Às vezes, você pode sentir-se perfeitamente bem, mas o seu animal vai ficar ofegante. Ir a lugares como a praia, ficar na rua ou o dia todo no sol pode ser uma grande atividade social para os seres humanos, mas pode deixar os peludos severamente desidratados. Observe que o local onde ficam tenha sempre uma parte sombreada durante o dia, independente do material da casinha, esta é um local extremamente quente se ficar sob o sol.

8. Atenção especial para cães que adoram a água, como os labradores. Eles podem entrar em piscinas para se refrescarem e não conseguirem sair depois, o que causa afogamento.

9. Se o seu animal estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio para diminuir sua temperatura. Ou molhe seu corpo para refrescá-lo. Porém cuidado com banhos excessivos, pois eles podem tirar a proteção natural da pele e provocar doenças de pele. Molhar e não secar adequadamente também pode ocasionar transtornos à saúde.

Os sinais que nos mostram que o animal está com muito calor são bem fáceis de observar: boca aberta e respiração ofegante, deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras abertas, beber muita água (nos dias quentes) e procurar sempre a sombra. Garanta que o verão seja uma época agradável para o seu melhor amigo, suga nossa dicas.