Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Filme que conta a história de Niède Guidon é selecionado para festival

O longa documental “Niède Guidon – Memórias da vida” foi selecionado para o Festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, em São Paulo. “Fico muito feliz em ver que o filme que conta a trajetória dessa grande mulher vai estrear num festival tão importante. O filme também leva um pouco do Piauí e da riqueza do Parque Nacional Serra da Capivara para todo o país e para o mundo. Foram 1.600 filmes inscritos, 66 escolhidos, sendo sete brasileiros e, entre eles, um piauiense”, afirma o deputado estadual Fábio Novo (PT).

Foi durante a sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, que o filme ganhou o patrocínio do Governo do Estado. “Outro filme, Torquato Neto - Todas as Horas do Fim, também patrocinado na nossa gestão, ganhou o Brasil, a crítica, colecionou vários prêmios e seleção em 8 festivais Brasil afora. É um motivo de orgulho para todos nós. São pessoas que fizeram história no nosso Estado. São histórias que devem ser conhecidas pelo mundo”, afirma o deputado.

O filme documental sobre a arqueóloga Niède Guidon será lançado em abril, na abertura do Festival É Tudo Verdade, na sala de cinema do Instituto Moreira Sales (IMS), em São Paulo. No Piauí, a estreia deve acontecer no dia 5 de junho, no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara.

O longa, do cineasta Tiago Tambelli, tem duração de 140 minutos e foi gravado durante dois anos, na região de São Raimundo Nonato. É uma produção da B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual FSA/BRDE, com recursos geridos pela Ancine e distribuição da ELO Company.

Niéde é um documentário de longa metragem sobre a jornada da arqueóloga brasileira Niéde Guidon, que revelou ao mundo as pinturas rupestres do Sul do Piauí e determinou mudanças fundamentais na história da chegada do homem ao continente americano. Niéde reescreveu a pré-história e uma nova história para a região, durante os 40 anos de sua vida dedicados à pesquisa e a preservação local.