Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

A taça vai ficar no Estado? Confira como os cinco paulistas chegam para o Brasileirão!

TÍTULOS NO BRASILEIRÃO

No Campeonato Brasileiro de 2015, o Corinthians chegou ao seu sexto titulo da competição. Os anteriores foram conquistados em 1990, 1998, 1999, 2005, e 2011.

OS 11 TITULARES

Depois de perder seis titulares no início da temporada, Tite ainda busca uma formação ideal para o 'Corinthians 2016'. Durante a maior parte do Campeonato Paulista e da Libertadores, o treinador apostou em mesclar jogadores remanescentes com os reforços que chegaram.

No entanto, com atuações abaixo do esperado, Guilherme foi sacado do time principal, e André, apesar de ainda estar entre os titulares, também está com a sua posição ameaçada. Recém chegado, Marquinhos Gabriel deve ser integrado ao time titular durante a disputa do Brasileirão. 

SÃO PAULO

A temporada 2016 começou com muitas dúvidas e sob desconfiança da torcida do São Paulo, principalmente após a aposentadoria do ídolo Rogério Ceni. Para assumir o papel de novo líder da equipe, a diretoria contratou o velho conhecido Diego Lugano. Os atacantes Jonathan Calleri e Kelvin chegaram para suprir as saídas de Luis Fabiano e Alexandre Pato, além de Maicon e Mena, que vieram para tentar dar mais qualidade ao criticado sistema defensivo da equipe.

Para comandar a equipe, um novo técnico estrangeiro chegou. Com propostas diferentes dos seus antecessores, Edgardo Bauza deixou clara sua preocupação em corrigir a defesa do Tricolor.

As derrotas para times de pouca expressão, o futebol aquém do esperado, a dificuldade para se classificar para as oitavas de final da Libertadores e a eliminação nas quartas de final do Paulistão colocaram o trabalho do Patón em xeque. A diretoria, porém, bancou o treinador e aos poucos o resultado do trabalho foi aparecendo. Tanto é que o São Paulo está nas quartas de final da competição sul-americana e, por conta disso, deverá dividir suas atenções neste começo de Brasileirão.

O CRAQUE

Paulo Henrique Ganso chegou ao São Paulo em 2012 com status de uma das grandes revelações do futebol brasileiro, mas, desde então, viveu altos e baixos no clube. Na atual temporada, porém, o camisa 10 ganhou moral, passou a ser mais efetivo e se tornou o maestro do meio-campo.

TÍTULOS NO BRASILEIRÃO

Após ficar na quarta colocação em 2015, o São Paulo buscará ser campeão do Campeonato Brasileiro pela sétima vez. Ao lado do Cruzeiro e do Corinthians, o Tricolor é o maior campeão da era dos pontos corridos, com três títulos: 2006, 2007 e 2008.

OS 11 TITULARES

Armado por Bauza no esquema 4-2-3-1, o São Paulo deverá sofrer algumas modificações ao longo do Brasileirão. Calleri e Maicon tem contrato apenas até o meio do ano e a permanência de ambos é complicada. Já Rodrigo Caio e Mena desfalcarão o Tricolor em diversos duelos para defenderem suas respectivas seleções.

PALMEIRAS

O Palmeiras teve um começo de ano trágico, com eliminações terríveis na Copa Libertadores e Campeonato Paulista. A grande aposta alviverde é que isso tenha gerado uma vantagem para o time, afinal a equipe ficou sem jogos para disputar e teve três semanas de preparação para o Brasileiro.

Houve a expectativa de que o Verdão voltasse a fazer muitas contratações, mas até agora chegaram apenas quatro jogadores para o Brasileirão: o lateral Fabiano, os versáteis Fabrício e Danilo Tchê Tchê e o zagueiro Yerry Mina. Em contrapartida, Robinho e Lucas saíram. Outros jogadores pouco utilizados ainda devem sair, como o zagueiro Leandro Almeida e o meia Régis.

O Palmeiras acredita que pode lutar pelo título. Diversas vezes o técnico Cuca prometeu que será campeão e espalhou essa ideia para o elenco. Gabriel Jesus disse que apoia essa promessa, por exemplo. É fácil acreditar que o time estará na parte de cima da tabela, mas para lutar pelo título precisa mostrar que esse período de treinos realmente foi muito produtivo. 

O CRAQUE

Dudu, Gabriel Jesus e Cleiton Xavier até poderiam ser apontados como possíveis craques do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Mas quem realmente será decisivo será Fernando Prass. Como a defesa do time ainda é vulnerável, com certeza o goleiro terá muito trabalho pela frente. Caso ele continue a se destacar, o Palmeiras realmente terá chances de ser campeão.

TÍTULOS NO BRASILEIRÃO

O Palmeiras é o time brasileiro com mais títulos nacionais, mas vive uma "fila" complicada: entre os 12 times grandes do país, tem o terceiro pior jejum no Campeonato Brasileiro - não ganha um título há 21 anos, desde 1994. Apenas Atlético-MG (44 anos) e Internacional (36 anos) sofrem mais com essa seca. O Verdão até chegou perto da conquista em 2009, mas nos últimos anos tem buscado no máximo uma vaga no G-4. 

OS 11 TITULARES

Ainda não é possível cravar qual será o time mais utilizado por Cuca durante o Brasileirão. Ele tem testado muitas formações diferentes nos treinos, até porque historicamente gosta que seus times sejam formados com mobilidade e muitas opções táticas. Além disso, alguns jogadores que devem ser titulares não estarão disponíveis nesse começo de campeonato, como Dudu (lesionado) e Yerry Mina (só poderá ser inscrito no final de junho).

Taticamente, o time pode ser escalado no 4-2-3-1 ou no 4-4-2. Isso depende, por exemplo, do desempenho físico de Cleiton Xavier. Se ele puder jogar com frequência, o técnico deve montar o time com um meia central, sua posição ideal. Porém, sem ele, Cuca deve preferir o 4-4-2, que dá mais liberdade para Gabriel Jesus jogar e mostrar que é mais do que uma promessa no futebol brasileiro.

SANTOS

Embalado pelo título do Campeonato Paulista, o Santos quer repetir o sucesso da competição estadual no Brasileirão. Depois de ficar no 'quase' em 2015 ao deixar escapar uma vaga na Libertadores na reta final, o Peixe não pretende repetir os erros que na temporada anterior.

Sem vencer o Campeonato Brasileiro desde 2004, o Santos não tem conseguido manter o ritmo de início de temporada no decorrer da competição, e com excessão de 2007, quando ficou com o vice, vem amargando campanhas modestas e figurando no meio da tabela.

O clube da Vila Belmiro conseguiu manter a base do ano anterior e mostrou no Paulistão que tem um time entrosado, além de contar com jogadores que podem brilhar e decidir o jogo. Com Dorival Junior no comando, a expectativa é que o clube deixe de ser coadjuvante e brigue pelas primeiras posições do Brasileirão nesta temporada.

O CRAQUE

Destaque do Santos e presença constante nas convocações da Seleção Brasileira, Lucas Lima é um dos jogadores que pode desequilibrar na competição e ser fundamental para a equipe da Vila Belmiro. Foi o que ele fez em 2015, quando terminou o Brasileiro com números como 82% na precisão de passes e 93 chances criadas. O jogador, porém, desperta interesse na Europa e pode deixar o clube no meio do torneio.

TÍTULOS NO BRASILEIRÃO

Depois da unificação das conquistas da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata em títulos nacionais, o Santos se tornou o maior campeão do Brasileirão (ao lado do Palmeiras). 

Campeão da Taça Brasil de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1968, e da Série A em 2002 e 2004, o Peixe soma oito títulos nacionais.

OS 11 TITULARES

O Santos começa a competição com um time que o torcedor está acostumado a ver. Apesar de perder Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira - convocados para a Copa América - por algumas rodadas, o Peixe deve ter a chegada de reforços, como Rodrigão e o argentino Fabian Noguera para a disputa do Brasileirão.

PONTE PRETA

O começo de ano foi complicado para a Ponte Preta. O time chegou a temer o rebaixamento no Campeonato Paulista, teve uma pequena reação, mas não conseguiu sequer passar para segunda fase. Depois demitiu o técnico Alexandre Gallo e contratou Eduardo Baptista, que comandou o surpreendente Sport no Brasileirão do ano passado. A esperança é que ele volte a surpreender no campeonato.

Mas a missão não será fácil, pois mais uma vez a Ponte está passando por uma reformulação no início do Brasileiro. A diretoria já contratou cinco reforços (o lateral Diogo Matheus, o zagueiro Kadu, o volante Renê Júnior e os atacantes Roger e Pottker). Mais reforços devem chegar em breve, como o zagueiro Renato Chaves e o meia Thiago Galhardo.

Claro que a torcida da Ponte queria sonhar alto no Campeonato Brasileiro, mas a permanência na Série A já parece uma ótima conquista para o time.

O CRAQUE

Depois de ser artilheiro do Campeonato Paulista, o atacante Roger resolveu voltar para o clube que o revelou e vai chegar com moral na equipe. A concorrência no ataque é forte com Wellington Paulista, mas ele deve ter chances para jogar e ser o homem-gol da equipe.

TÍTULOS NO BRASILEIRÃO

A Ponte Preta tem 115 anos de história e nunca conseguiu um título de expressão. No máximo foi campeã da segunda divisão paulista e de campeonatos do interior. A melhor campanha no Brasileirão foi em 1981, em que ficou na 3ª posição.

OS 11 TITULARES

Com tantos reforços e mudanças, a formação da Ponte Preta é bastante imprevisível. O técnico Eduardo Baptista tem testado diversas formações para conhecer melhor o elenco. Mas é possível prever uma montagem no 4-2-3-1 com os seguintes jogadores: