Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Câmara aprova Plano Municipal de Educação por unanimidade

Os vereadores de Campo Maior aprovaram em sessão ordinária, nesta terça-feira (23/06), o Plano Municipal de Educação. Aceita por unanimidade no legislativo, o PME guarda ações que devem ser desenvolvidas pelo gestor para elevar os índices da educação municipal nos próximos dez anos.

A sessão foi acompanhada pela Presidente dos Servidores Públicos Municipais de Campo Maior (SINDSERM), Bernadete Silva, que comemorou a aprovação do plano: “Eu me dou por satisfeita com a aprovação, porque nós precisamos de mais investimentos na educação. Sem essa aprovação do PME até as verbas da educação poderiam não vir”.

Bernadete destacou os benefícios que o plano traz aos profissionais da área: “Nós temos 20 metas. Dentre essas metas temos a reformulação do plano de carreira do magistério daqui a dois anos. E, é a oportunidade de que nessa reformulação não sejam incluídos só os profissionais da educação, mas os trabalhadores em educação”.

Antes da aprovação do PME, o plenário da Câmara precisou aprovar uma emenda modificativa na Lei Orgânica do Município. A alteração foi necessária devido à meta 20 do plano municipal, que prevê um investimento de 35% das receitas no município na área da educação, uma vez que a Lei Orgânica só permitia 25%. Com a modificação, a LOM passou aceitar o investimento proposto no plano.

O Secretário Municipal de Educação, José de Ribamar (Professor Ribinha), garante que o plano foi criado para ser uma garantia que os próximos gestores estejam comprometidos com o ensino municipal: “Seja qual for o prefeito, essas ações deverão ser cumpridas. Assim quem ganha é a educação”, disse.