Uma multidão de fiéis acompanhou na tarde deste domingo (31) o cortejo que marcou a abertura oficial dos Festejo de Santo Antônio, em Campo Maior. A tradicional festa religiosa católica – umas das maiores do nordeste – reuniu nas ruas de Campo Maior pessoas dos mais diversos estados.
Com a presença do governador Wellington Dias, a procissão saiu por volta das 17:30 do Patronato Nossa Senhora de Lourdes e seguiu até a Catedral do padroeiro do município. Ao todo, a multidão levou 1:ooh para percorrer o corredor da fé em Campo Maior.
Após a queima de fogos, a imagem de Santo Antonio foi levado ao altar e disputada por fiéis e políticos. No dia da procissão não há celebração, mas já acontece o primeiro leilão e as barracas foram tomadas pela população.
Na Avenida Santo Antônio o cortejo ganhou volume e foi saldado por populares. O momento tenso da caminhada aconteceu na entrada da Avenida Siqueira Campos, nas proximidades do Terminal Rodoviário, quando o caminho fica mais apertado e requereu grande demostração de fé dos participantes.
Ao longo do percurso era possível ver pessoas pagando promessas feitas ao santo casamenteiro.
Namorados e noivos acompanharam a procissão para conseguir felicidade do casamento. Os solteiros também seguiram o Mastro.
A exatos 18:h22min, os sinos da Catedral soaram anunciando a chegada do cortejo. As palavras do Bispo Dom Eduardo Zielski e o levante do Mastro emocionou os fiéis católicos. A queima de fogos encerrou a cerimônia, que segue até o dia 13 de junho.
Após as palavras de Dom Eduardo Zielski, desejando sucesso para mais uma edição do Festejo e do Prefeito Paulo Martins destacando a participação da prefeitura na organização do evento, ocorreu a queima de fogos que é um espetáculo nos céus de Campo Maior. Fiéis se emocionam com a abertura oficial da grande festa religiosa.
Mesmo com dificuldades, o Mastro foi erguido no patamar da Catedral. A multidão segue acompanhando a cerimônia.
Um homem, movido pela fé, subiu no Mastro, que possui cerca de 20 m de altura.
O Bispo Dom Eduardo Zielski proferiu as palavras de abertura do cortejo. “Com ajuda do Espirito Santo seguiremos agora até a Catedral que leva o nome de Santo Antônio”. Com as palavras do Bispo, a procissão se organiza para sair do Patronato Nossa Senhora de Lourdes.