Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Festival Junino reúne mais de 3 mil pessoas na zona Rural de Cocal

Mais de três mil pessoas participaram do segundo dia do evento cultural “Cocal Junino” que, nesse domingo (19), aconteceu no povoado Campestre, zona Rural de Cocal. A festa reuniu grande parte da população da região, que abrange as comunidades de Palmeirinha, Fraqueza, Sitio dos Pereiras, Condurú e Jabuti.  A programação acontece desde sexta-feira (17) e se estenderá até o próximo dia 2 de julho.

Promovido pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias municipais, o festival teve, ainda, a participação do prefeito Rubens Vieira, secretários e demais membros da equipe administrativa.  O evento dá continuidade à proposta da prefeitura de levar mais atividades culturais à zona Rural de Cocal. “É uma tradição criada na nossa gestão e vem dando certo. Antes, não existia nada na cidade e nem no interior e agora conseguimos resgatar essa cultura. Com a entrega de um ginásio como o que construímos, podemos trazer festivais, além de atividades de esporte, lazer e educação para o interior. A população participa e fica satisfeita com esses eventos”, diz Rubens Vieira.

O Cocal Junino, que já está na sua 4ª edição, traz como tema “Cocal, das primeiras do Estado tu serás”, contou com a apresentação de duas quadrilhas e mais três números de dança produzidas pelas escolas da região. As duas últimas apresentações da noite ficaram a cargo das quadrilhas Balança Cocal e Junina Meu Xodó, que trouxeram inovação nas coreografias, figurinos e muita alegria.

Para Alcione Nascimento, coordenadora do Polo VII de Campestre, este evento cultural além de resgatar a cultura se tornou uma importante ferramenta de integração com a comunidade, alunos e professores. “Esse evento é importantíssimo para o resgate da nossa cultura, para as nossas crianças, para os jovens, adultos e até para nós, professores. Há três anos, a Secretaria de Educação vem trabalhando firme, juntamente com a Secretaria de Cultura, e o resultado são professores e alunos engajados e a comunidade do campestre participando nesse projeto. É uma alegria e um prazer muito grande”, ressalta.

A secretária municipal de educação, Raimundinha Albuquerque, destaca a festa como uma das marcas da prefeitura. “A realização de festas juninas nos polos da zona Rural é uma das marcas dessa gestão. A cada ano a festa melhora e a população se envolve mais. Estamos conseguindo organizar belíssimas festas, com quadrilhas mais experientes, lindos figurinos, além de um evento muito bem organizado”, afirma.

Confira a programação do Cocal Junino 2016:

21/06 – Unidade Escolar Domingos Alves Gomes – 19h

22/06 – Localidade Almas – 19h

24/04 – Povoado Santo Hilário (Inauguração) – 16h

24, 25 e 26/06 – Nova Praça de Eventos

28/06 – Unidade Escolar Raimundo Fontenele (Mutirão)

29/06 – Massalina – 19h

30/06 – Agrovila Jacaré – 19h

01/07 – Boiba – 19h

02/07 – Unidade Escolar Lourdinha Simeão – 18h30