Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Punido, Button perde posição no GP da China por batida em Maldonado

O inglês Jenson Button não escapou ileso da batida que tirou o venezuelano Pastor Maldonado do GP da China de Fórmula 1, na madrugada deste domingo. O piloto da McLaren foi punido com o acréscimo de cinco segundos em seu tempo final de corrida, o que resultou na perda de uma posição.

Com a decisão dos comissários da prova, Button caiu do 13º para o 14º lugar da corrida disputada em Xangai. O espanhol Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso, ganhou sua posição. Além disso, o piloto inglês recebeu dois pontos na carteira - o acúmulo na pontuação pode resultar em suspensão no decorrer da temporada.

Button e Maldonado fizeram dura disputa pela 13ª posição na parte final da corrida. Na volta 49, o inglês tentou fazer a ultrapassagem por dentro, mas acertou a traseira de Maldonado, que rodou e saiu da pista. O piloto da Lotus acabou abandonando a prova logo na sequência. Button conseguiu completar a corrida.

Ao fim da corrida, o inglês admitiu ter errado na tentativa de ultrapassagem. "Achei que tinha espaço suficiente pelo lado de dentro. Uma batida é algo que você nunca quer ver acontecer. Foi um erro de julgamento", reconheceu Button, selando mais um fim de semana frustrante para a McLaren. Seu companheiro, o bicampeão Fernando Alonso, foi apenas o 12º na prova, ainda sem somar pontos na temporada.

Além de Button, o espanhol Roberto Merhi foi punido com dois pontos na carteira e cinco segundos na corrida. Ele recebeu a sanção por ter excedido o limite de velocidade durante a intervenção do safety car na prova. O piloto da Marussia permaneceu na 16ª posição porque o acréscimo de tempo não superou o resultado do holandês Max Verstappen, 17º colocado.