Após reunião realizada na última quarta-feira (18) com os agricultores, o prefeito Dalberto Rocha juntamente com as Associações de plantadores de melancia do Tamarindo e Umburana decidiram pela não realização da 12ª edição da tradicional Festa da Melancia em Jatobá do Piauí, que já tinha data marcada para 7 de março deste ano.
Os agricultores alegaram que não há o que se comemorar, pois não tiveram uma boa safra devido a estiagem. A prefeitura já tinha contratado algumas bandas, entre elas o Forró do Movimento, porque os preparativos para evento acontecem bem antes do início da safra.
Da plantação até a colheita são cerca de quarenta dias e a festa é pensada dois meses antes. “É preciso conseguir vaga na agenda das bandas, palco, gerador e toda estrutura do evento por isso a organização começa a trabalhar muito antes”, dizem os organizadores.
A notícia deixou muitas pessoas tristes, mas o prefeito acatou a decisão da maioria, tendo em vista que o motivo é justo já que o objetivo da festa é comemorar o resultado da safra.
Na noite de quarta feira a chuva chegou e tem chovido nestes três últimos dias, mas quem plantou para começar a colher agora considera que não há mais o que fazer. Quem deixou pra plantar há cerca de 15 dias ainda vai dar, se continuar chovendo, dizem os agricultores. Com isso o prefeito disse na sexta feira, durante entrevista a uma emissora da rádio de Campo Maior, que estuda, junto aos agricultores, uma mudança no calendário, colocando a festa para o meio do ano. É que segundo ele, este já é um período em que alguns agricultores estão plantando melancia irrigada, com ótimo resultado.