Eram por volta das 20h dessa quinta-feira (19/10) em uma estrada vicinal na zona rural de Parnaíba, nas proximidades do projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos quando o carro que vinha sendo conduzido pelo filho de Francisca Maria Freitas dos Santos, de 46 anos, foi atingido por disparos de revolver Francisca que residente no conjunto habitacional Dom Rufino III, foi baleada de raspão no ombro após o carro que ela estava não ter obedecido a ordem de parada dos bandidos.
Segundo o condutor do carro Bruno Luís Freitas dos Santos Val, 25 anos, filho da vítima baleada, os criminosos utilizaram paus, pedras e galhos de árvores para montar uma barricada na estrada e forçar a parada do veículo. em entrevista a um programa de rádio, Francisca disse que mandou seu filho acelerar por que se eles parassem seriam assaltados. "Quando vi a situação, não pensei duas vezes e mandei meu filho acelerar". Disse ainda que ouviu um barulho e achou que tivessem jogado uma pedra em seu veículo e que só se deu conta de que tinha levado um tiro quando chegou em casa. Quando foi levada ao hospital para ser atendida o médico disse que ela teve sorte que o tiro tinha sido de raspão.
Ainda segundo informações, a família retornava da casa de um parente na zona rural de Buriti dos Lopes. O vidro do carro modelo Fiat Pálio de cor vinho ficou estilhaçado devido o tiro. O Serviço Reservado da Polícia Militar de Parnaíba foi designado para fazer os levantamentos na região visando identificar os bandidos. A polícia Federal esteve no local, fez uma busca junto com a polícia militar mais não encontraram ninguém. Alguns moradores chegaram a ver dois homens em uma moto minutos depois do acontecido, mais a polia não conseguiu encontrá-los.