Técnicos do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER) fizeram vistoria à PI-237, que passa na parede do Açude Caldeirão e liga os municípios de Piripiri a Lagoa do São Francisco e, segundo Castro Neto, presidente do DER, já foram tomadas as providências.
O engenheiro e gerente de construção do DER, Matias Sales, afirma que após a visita técnica, a empresa Hidra fez o roço para limpar a parede do açude e verificamos que houve somente deformações da camada superior da pavimentação asfáltica, por onde passam os carros”, diz Matias, enfatizando que não foi encontrada erosão.
Concluído a limpeza da parede, Matias diz que volta nesta sexta, 8, ao Açude Caldeirão para analisar a estrutura da parede e autorizar a empresa a fazer os serviços de drenagem superficial da água acumulada no asfalto.
“Vamos restaurar a camada de pavimentação e fazer o sistema de drenagem. A construtora Hidros é a responsável pela manutenção e restauração das rodovias no Território dos Cocais. Portanto, será restaurada a pista existente e se tiver algum dano estrutural, água cavando embaixo da parede, algum vazamento da represa do açude ai já não compete mais ao DER”, explica, enfatizando que o DER fará a drenagem superficial, das águas superficiais que correm em cima da parede, na pista. “Vamos fazer a pavimentação da estrada, colocar meio-fio e recuperar as descidas de água também em concreto”, explica.