Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Movimento cultural em homenagem a Abolição da Escravatura é realizado

Representantes da Fundação Cultural José Benício participaram de manifestações culturais no espaço Cibrazem, na última sexta-feira (12). Tambor de crioula, tambor de umbanda, capoeiras e candomblé fizeram parte das apresentações, organizadas pela Associação dos Produtores Culturais de União.

A presidente da Fundação Cultural, Patrícia Costa, citou a importância do movimento. “Me sinto feliz por estar vivenciando isto com eles, é um momento importante que trata da liberdade e ao mesmo tempo resgata uma cultura que também é nossa”, frisou. “No próximo ano queremos fazer uma vigília como manda a tradição”, citou a secretária.

O secretário executivo da Associação dos Produtores Culturais de União, Paulinho Reflexão, também falou sobre o evento. “Este trabalho além de ser um atrativo, serve como fonte de pesquisa para estudantes dos movimentos afrodescendentes. As pessoas que se ocupam estudando isso podem ver aqui a diferenciação dos tambores, das doutrinas, cânticos e cantigas e das as danças”, citou.

O movimento foi realizado em homenagem a Abolição da Escravatura que é celebrada entre os dias 13 e 14 de maio. “No ato da assinatura da Lei Áurea, os negros souberam que a princesa iria assinar, então fizeram uma vigília celebrando a libertação dos escravos. Anteriormente outros grupos realizavam estes movimentos em União”, pontuou.