A Polícia Federal (PF) suspendeu, neste sábado (19), a emissão de novos passaportes por falta de verba orçamentária. Em nota, a corporação declarou que o agendamento eletrônico nos postos continuará funcionando normalmente, mas não há previsão para entrega do documento.
“A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, justificou o órgão.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
De acordo com a PF, os usuários que foram atendidos até hoje nos postos de emissão vão receber os passaportes. Além disso, outros serviços prestados não serão afetados.
A corporação informou ainda que está acompanhando a situação junto ao governo federal para o garantir o restabelecimento do serviço.
Apesar da suspensão, a emissão de passaportes de emergência será mantida. Dessa forma, pessoas que necessitam do documento de viagem e não possam aguardar o prazo usual de confecção e entrega podem solicitar, desde que comprove o motivo, que deve ser relacionado à saúde, trabalho ou catástrofes naturais.
Atualmente, para emitir um passaporte, é necessário pagar uma taxa de R$ 257,25. Entretanto, no caso do documento de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.