Nascido na localidade Lagoa da Rosa, na cidade piauiense de Água Branca, no dia 12 de agosto de 1946, José Pessoa Leal, popularmente conhecido como Dr. Pessoa, é filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal. De origem humilde, só conseguiu se alfabetizar aos 15 anos de idade.
Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), especializando-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho. É titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família.
Dr. Pessoa (Foto: Elias Fontenele/Arquivo/ODIA)
Trabalhou como acadêmico em 1975 e, a partir de 1978, como médico no estado do Rio de Janeiro. Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis. Já no Piauí, foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina; diretor do Hospital Satélite, além de desempenhar outras atividades de ensino, como professor concursado na Faculdade de Medicina de Teresópolis.
Atualmente é professor Adjunto em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenador do Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e Mestre em saúde da família UNINOVAFAPI.
Em 2020 Dr Pessoa disputa novamente a Prefeitura de Teresina (Foto: Jailson Soares/Arquivo/ODIA)
Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi disputou a prefeitura de Água Branca, mas só conseguiu vencer um pleito em 2000, quando chegou à Câmara Municipal de Teresina, onde permaneceu por três mandatos consecutivos. Em 2014 foi eleito deputado estadual, licenciando-se em 2016 para disputar mais uma vez um cargo majoritário, desta vez na capital. Ficou em segundo lugar, com mais de 170 mil votos. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador. Em 2020, disputa as eleições para a Prefeitura de Teresina mais uma vez.
Foi eleito prefeito de Teresina em 2020, assumindo seu primeiro mandato à frente do Executivo Municipal em 01 de janeiro de 2021.