O vereador de Teresina Valdemir Sivirino Virgino nasceu em 19 de janeiro de 1963 em Parnarama/MA, filho de Maria Sivirino Virgino e José Ribamar Virgino. É casado com a psicóloga Vanuza Berto do Nascimento Virgino.
Valdemir Virgino viajou para Teresina em 1982 onde cursou o ensino médio na escola estadual Liceu Piauiense. Em 1983, conseguiu seu primeiro emprego como assessor parlamentar no gabinete do vereador Acilino Ribeiro. Casou-se em 1984, indo morar no quintal da casa do sogro no bairro Poti Velho em Teresina.
Com a enchente de 1985, tomou a decisão de morar em sua própria. A partir de então iniciou sua trajetória política pelos movimentos sociais e comunitários sendo eleito presidente da Associação Comunitária dos Moradores do bairro onde morava, foi presidente da União dos Líderes Comunitários da Zona Norte de Teresina (Ulconorte) e diretor da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí (Famepi).
Vereador de Teresina Valdemir Virgino. Foto: Câmara Municipal de Teresina
Valdemir ajudou na criação de 13 comunidades em Teresina. Foi diretor de mobilização e organização e de base da Secretaria Municipal do Interior e Assuntos Especiais na gestão do Prefeito Raimundo Wall Ferraz, diretor de recursos fundiários do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) na gestão do Governador Mão Santa, quando contribuiu para a regularização fundiária de vária comunidades do Piauí, a maioria em Teresina.
Além disso, foi presidente do diretório municipal do Partido Popular Socialista (PPS). Se candidatou a vereador pela primeira vez em 1982, mas só conseguiu se eleger na quinta tentativa, em 2008 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) e ficou conhecido na época como vereador surpresa. Em 2010, assumiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM). Em 2012, se reelegeu vereador com 4.324 votos. Através de emenda parlamentar conseguiu a liberação para asfaltamento de várias ruas na zona Norte.
Atualmente é filiado ao Partido Solidariedade (SDD), como tesoureiro no Município de Teresina. E em um ano de segundo mandato, foram elaborados 302 indicativos de Lei, muitos destes já realizados.