Um levantamento feito pelo Painel Covid-19, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que o Piauí tem apresentado um crescimento exponencial no número de casos de covid-19. O relatório de duplicação dos registros da doença aponta que a cada oito dias, o Estado dobra a quantidade de confirmações de coronavírus. E que a cada 12 dias, o número de óbitos também duplica.
Leia também: Lockdown parcial - isolamento cai, mas segue acima dos 50% no Piauí
O painel leva em consideração os dados atualizados pelo Governo, inscritos nas estatísticas oficiais do poder público. Por exemplo, aqui no Piauí, o número de casos confirmados da Covid-19 duplicou por pelo menos seis vezes desde o início da pandemia no Estado, por volta da terceira semana de março. Já com relação ao número de óbitos, ele duplicou por pelo menos três vezes desde os primeiros registros.
Nesta terça-feira, o Piauí registrou um novo recorde na curva da pandemia: foram mais 15 óbitos somados e mais 246 casos confirmados da covid-19 em apenas 24 horas, o que levou a um total de 3.966 casos da doença diagnosticados e 134 pacientes falecidos em decorrência do coronavírus. Na última semana, o Estado tem sempre contabilizado números superiores a 110 confirmações diárias. A pandemia já se alastra pelo Piauí, tendo 149 municípios casos registrados da covid.
Já no que respeita a Teresina, de acordo com o painel Covid-19 da Fiocruz, a capital piauiense já duplicou por cinco vezes o número de casos de covid-19 desde o início da pandemia, em março. O número de óbitos decorrentes do coronavírus na cidade também já dobrou por pelo menos duas vezes de um dia para o outro.
Segundo os dados, a cada nove dias, Teresina duplica os registros de covid, o que mostra um aumento exponencial da doença na cidade. Os óbitos sofrem uma duplicação a cada 13 dias na capital. Até esta quarta-feira (27), a capital piauiense registra 1.891 casos confirmados do coronavírus e 66 óbitos. 450 pacientes receberam alta após se curarem.
Os bairros Itararé, Jóquei e Mocambinho são os que apresentam os maiores índices de confirmações da doença, com 78 casos, 67 casos e 56 casos respectivamente. A grande maioria dos infectados são teresinenses entre 30 e 39 anos.