Chuvas como as registradas na última segunda-feira (26) em diversas cidades do Piauí, como por exemplo em Oeiras onde o volume e a força da água arrastou carros e destruiu casas, podem se repetir nos próximos dias mesmo em pleno B-R-O BRÓ, é o que afirma climatologista Werton Costa.
“Estamos chegando aquela parte do B-R-O BRÓ em que há a chamada curva descendente da temperatura, que começa a diminuir de forma sutil e, a pari passu a essa situação, também temos um aumento da umidade”, pontua o professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Werton Costa (Foto: Assis Fernandes/ODIA)
Werton Costa explica que essa elevação da umidade é provocado pela posição geográfica do estado, entre a passagem do “corredor de circulação amazônica” sob a influência da zona de convergência do atlântico sul, que somada às altas temperaturas deste período favorece a ocorrência de precipitações.
LEIA TAMBÉM: B-R-O-Bró: especialista alertam para os cuidados com a pele
“Essa combinação leva a formação de nuvens, mais no sul do estado (...) a umidade que atravessa do Nordeste para a Amazônia pega justamente a faixa do cerrado e parte do sertão piauiense. Quando esse corredor está muito intenso, ele provoca chuvas”, comenta o climatologista.
Além das chuvas em municípios como São Raimundo Nonato, Queimada Nova e da primeira capital, outras regiões também registraram fortes chuvas na noite de ontem. É o caso das cidades do Médio Parnaíba, como Teresina, que contabilizou cerca de 23 mm de precipitação, mais que o esperado para todo o mês de outubro.