Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Cerca de 80% do território piauiense está com umidade de deserto

umidade relativa do ar no Piauí chegou a um nível crítico nesta terça-feira (05) e assim deve permanecer nos próximos dias. Com 12%, a umidade do ar no Estado está em índice desértico podendo ser comparada às condições climáticas e de tempo do Deserto do Saara. Por conta do alto risco, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo para cerca de 80% do território piauiense, ou seja, para 182 municípios.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como umidade relativa do ar ideal para que o ser humano respire aquela em torno dos 60% a 80%. Com nível crítico, o Piauí tem uma umidade até cinco vezes abaixo do patamar considerado saudável para o corpo.

Estão sob alerta do Inmet para baixa umidade as regiões Centro-Norte e Sudoeste do Piauí. Conforme o aviso, a umidade do ar no Estado deve oscilar entre 20% nos períodos mais úmidos do dia até 12% nos períodos mais secos, que coincidem com os horários nos quais a temperatura sobe. “Há risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o Inmet.


Área em alerta para baixa umidade do ar no Piauí - Imagem: Reprodução/Inmet

O Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante líquido e recomenda evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O uso de hidratante para pele e umidificadores para o ambiente são considerados essenciais e em casos de emergência como incêndio e afins, deve-se procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Onda de calor castiga o país e temperaturas sobem mais no Piauí

O Brasil como um todo se encontra sob os efeitos de uma onda de calor histórica que tem elevado as temperaturas no Piauí em até 1,5 graus. Essa onda é determinada pela presença de uma área de alta pressão e uma massa de ar seco intensa. Mas aqui no Piauí, os efeitos dela são considerados mais sutis em relação a outras regiões. O Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, têm registrado máximas mais elevadas para o período.

Para esta quarta-feira (07), a previsão é de mais calor para o Piauí com temperaturas variando entre 25 graus e 39 graus.

Confira abaixo os municípios piauienses em alerta para umidade de deserto: