Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Cidades do Piauí são monitoradas pela Defesa Civil por conta da estiagem

A Defesa Civil do Piauí está fazendo o monitoramento da situação hídrica de quatro cidades devido ao final do período chuvoso e a chegada do período de estiagem. São os municípios de Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia, que estão tendo o nível de seus rios acompanhados diariamente.

“Estamos concluindo o período chuvoso e a tendência é estabilizar e baixar o nível das águas”, explicou o secretário estadual de Defesa Civil, José Augusto Nunes. Ele acrescenta que, com o fim do período chuvoso, a preocupação é com a seca verde e informa sobre a grande demanda de municípios do semiárido por carros-pipa.

A situação mais preocupante se encontra no município de Fartura do Piauí, que vive um momento delicado por conta da seca e já solicitou reforço para não ter dificuldades quanto ao fornecimento de água. “A Defesa Civil está fazendo levantamento de quantas cidades precisarão de abastecimento de água e vamos traçar um plano para a região”, disse o secretário.


José Augusto Nunes, secretário estadual de Defesa Civil - Foto: O Dia

Esse final de período chuvoso já pode ser percebido em alguns pontos do território piauiense observando-se o nível dos rios que cortam determinadas regiões. Em Barras, apesar de ainda estar acima da cota de alerta, o nível do Rio Pedrinhas caiu de 3,91 metros para 3,89 metros da noite de ontem (27) até esta manhã (28). Já em Esperantina, o Rio Longá encontra-se na cota de atenção, com 5,85 metros de altura o nível de suas águas, mas seu nível caiu de 5,,88 metros para 5,85 metros até o começo do dia de hoje.

Em Teresina, o Rio Parnaíba está em situação normal, com o nível de 3,09 metros, assim como o Rio Poty, que apresenta cota de 2,59 metros. Em Luzilândia, a situação também é de normalidade com o Velho Monge tendo atingido 3,77 metros nesta manhã.