Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Com lockdown parcial, Teresina volta a registrar o maior isolamento entre as capitais

Após uma semana registrando baixos índices de isolamento social, devido a retomada das atividades econômicas e sociais, Teresina voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking de maior isolamento entre as capitais do país neste sábado (15), com 48,8%. Os números são resultado de monitoramento diário realizado pela startup InLoco, que usa o georeferenciamento de smartphones como base de dados.

O alto índice de isolamento pode estar associado ao decreto de lockdown parcial na cidade, que tem como objetivo diminuir os índices de contaminação pelo novo coronavírus. Para garantir o cumprimento do decreto, apenas alguns setores puderam funcionar durante os dois dias e a circulação de ônibus foi suspensa em toda a Capital.


Leia também:

Aniversário: Missa marca comemoração pelos 168 anos de Teresina 

Lockdown parcial: Circulação dos ônibus será suspensa neste fim de semana 


Segundo o levantamento, a zona sudeste continua sendo o destaque negativo no que diz respeito às regras de isolamento social, sendo a população que menos ficou em casa, com apenas 46,97%. Já a região centro-norte, subiu para o primeiro lugar e foi a região que mais respeitou o isolamento social no sábado (49,66%); seguida da zona leste, com 49,34%; da zona sul, com 48,96%.

Quando analisados por bairros, os dados mostram que quem mais respeitou as determinações para ficar em casa foram Ininga (61,20%), Santo Antônio (57,25%), Noivos (57,05%), Distrito Industrial (56,15%) e Chapadinha (55,62%). Na outra ponta da tabela estão os bairros que menos respeitaram as determinações para ficar em casa, São Joaquim (41,97%), Piçarreira (42,45%), Bom Princípio (42,67%), Cristo Rei (42,90%) e Alegre (43,05%).

Teresina tem registrados bons índices de isolamento social aos finais de semana devido às medidas mais duras implantadas pela Prefeitura de Teresina aos sábados e domingos, quando até mesmo atividades essenciais funcionam de forma restrita ou estão sem funcionar. Isso é necessário para controlar a disseminação do coronavírus na capital, que continua registrando diariamente casos de Covid-19.