O Comitê de Operações Emergencial (COE) do governo do Piauí autorizou nesta sexta-feira (19) a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da capital e do interior para o tratamento de pacientes da Covid-19. Os números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam aumento de novos casos e da taxa de internação em leitos hospitalares.
Logo após a reunião do COE, o secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou cinco novos leitos de UTIs para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. A situação é preocupante ainda nos municípios de Floriano, Parnaíba e na capital, Teresina, onde os leitos também devem ser ampliados.
Foto: Ccom
Florentino já admite a possibilidade de contratar leitos de hospitais particulares para o tratamento de pacientes em caso de sobrecarga no sistema público. Segundo a última atualização da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Piauí é de 71,7%.
“Caso haja necessidade, a Sesapi fará a contratação de leitos particulares, como aconteceu o ano passado. Para vencermos essa guerra temos que unir forças, poder público e sociedade, cada um fazendo a parte que lhe compete”, diz Florentino”, disse o secretário.
Decreto prorrogado
A governadora em exercício, Regina Sousa, prorrogou nesta sexta-feira (19) o decreto que suspende eventos que gere aglomeração e restringe o horário de funcionamento comércio . O destaque foi para a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes. Por outro lado, o horário de funcionamento desses estabelecimentos foi reduzido para às 23h.
Novo pico em Teresina
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, revelou que Teresina pode ter um novo pico da Covid-19 nos próximos 15 dias devido as aglomerações e festas clandestinas realizadas durante o Carnaval.