Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Covid-19: Piauí amplia UTIs e admite contração de leitos particulares

O Comitê de Operações Emergencial (COE) do governo do Piauí autorizou nesta sexta-feira (19) a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da capital e do interior para o tratamento de pacientes da Covid-19. Os números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam aumento de novos casos e da taxa de internação em leitos hospitalares. 

Logo após a reunião do COE, o secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou cinco novos leitos de UTIs para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. A situação é preocupante ainda nos municípios de Floriano, Parnaíba e na capital, Teresina, onde os leitos também devem ser ampliados.

Foto: Ccom

Florentino já admite a possibilidade de contratar leitos de hospitais particulares para o tratamento de pacientes em caso de sobrecarga no sistema público. Segundo a última atualização da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid no Piauí é de 71,7%.

“Caso haja necessidade, a Sesapi fará a contratação de leitos particulares, como aconteceu o ano passado. Para vencermos essa guerra temos que unir forças, poder público e sociedade, cada um fazendo a parte que lhe compete”, diz Florentino”, disse o secretário.

Decreto prorrogado

A governadora em exercício, Regina Sousaprorrogou nesta sexta-feira (19) o decreto que suspende eventos que gere aglomeração e restringe o horário de funcionamento comércio . O destaque foi para a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes. Por outro lado, o horário de funcionamento desses estabelecimentos foi reduzido para às 23h.

Novo pico em Teresina

presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, revelou que Teresina pode ter um novo pico da Covid-19  nos próximos 15 dias devido as aglomerações e festas clandestinas realizadas durante o Carnaval.