Atualizado às 13h12
O paciente Danilo Moura (30), que veio transferido de
Manaus (AM) para Teresina e estava internado no Hospital Universitário, da
Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu alta médica hoje (21). Ele, que chegou
à capital na sexta-feira (15), foi o terceiro paciente de Manaus a deixar o
hospital e a se recuperar da Covid-19.
“Eu sai de lá [Manaus] e só queria viver, mas cheguei aqui [Teresina] e senti esperança de que ia dar certo”, disse o motorista, comemorando pela sua recuperação.
Outro paciente que também deixou o HU-UFPI foi Leonardo Rafael (46), que é venezuelano e mora, mas mora em Manaus. Ele agradeceu o atendimento que recebeu no hospital e aos profissionais de saúde que lhe atenderam com todo cuidado.
“Muito obrigada ao hospital pela atenção. Eu cheguei em um estado de saúde muito delicado e agora já vou voltar para a minha casa. Estou só um pouco cansado, mas estou bem”, falou.
A terceira paciente a deixar o hospital hoje foi Francinete Dutra, de 57 anos. Emocionada, ela comemorou a recuperação e disse não ver a hora de voltar para Manaus e reencontrar a família.
“O que eu passei vendo no hospital, vendo amigos morrendo ao meu lado e pensando que a próxima seria eu, sem oxigênio. Agora, eu quero chegar na minha casa e abraçar meus filhos”, contou.
O procedimento médico adotado no hospital é diferenciado. Antes da terceira paciente sair, o médico Maurício Giraudi, gerente de Atenção à Saúde do UF-UFPI, divulgou protocolo necessário para que os pacientes pudessem ter recebido alta. O documento foi elaborado por uma equipe técnica de multiprofissionais do hospital
Mais quatro pacientes seguem internados no Hospital Universitário, sendo que dois deles se encontram com 50% dos pulmões comprometidos. De acordo com a equipe médica, o caso mais grave é de um homem chamado Messias Oliveira, que requer mais cuidados.
Matéria original
Mais três pacientes que foram trazidos de Manaus para Teresina e estavam internados no Hospital de Universitário, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), receberão alta médica nesta quinta-feira (21). A previsão de saída do hospital está marcada para às 10 horas.
Dessa vez, sairão dois homens, identificados como Danilo Moura de Araújo (30) e Leonardo Rafael Perez Cova (46) e uma mulher, Francinete Binda Dutra (57). As duas primeiras pacientes receberam alta ontem. Daniela da Silva Pereira (30) e Jaqueline Santos da Silva (38) estão curadas da Covid-19 e seguiram para uma casa de apoio, onde ficarão até retornarem para Manaus (AM).
Outros quatro pacientes seguem internados no HU, sendo dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).