Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Em 48h, dois bebês são salvos por policiais após engasgamento com leite materno

Dois bebês que foram salvos por policiais, ganharam os noticiários nas últimas 48h. Além de serem socorridos por policiais, os casos têm em comum, o fato dos recéns-nascidos terem se engasgado com leite materno.

O fato mais recente ocorreu na noite desta terça-feira, 29, onde um recém-nascido de dois meses que estava sem os sinais vitais, foi salvo por Políciais Rodoviários Federais. A ação aconteceu na BR 343 na cidade de Teresina/PI.

Em 48h, dois bebês são salvos por policiais após engasgamento com leite materno. FOTO: PRF 

Os policiais estavam na Unidade Operacional quando a criança chegou nos braços de duas mulheres que estavam desesperadas. O bebê não apresentava os sinais vitais, não apresentava movimentos e estava com quadro similar de hipotermia (quando a temperatura do corpo cai).

Os policiais iniciaram o procedimento de reanimação, realizando a manobra de heilmlich que consiste em fazer massagens e pequenos movimentos na região do tórax, tendo em vista que o bebê não respirava mais. Em segundos a criança voltou a respirar e os batimentos cardíacos foram normalizados.

Bebê de dois meses é salvo pela PRF na BR-343. Foto: PRF

Após o susto, a mãe informou que a criança havia se engasgado com o leite materno e não respondia mais aos estímulos. Os policiais orientaram a família a procurar a unidade de pronto atendimento mais próxima para que fosse realizados exames de rotina para essa situação. A criança passa bem.


Já o segundo caso, ocorreu no Maranhão, onde um bebê de apenas dois meses que estava engasgado com leite materno, foi salvo por policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.  O incidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (28), por volta das 20h30.

Segundo o tenente Araújo, Comandante do 11º BPM, uma senhora chegou ao quartel chorando e com a filha nos braços. Ao perceber que se tratava de um engasgo, os policiais iniciaram os procedimentos de primeiro-socorros, com massagem no peito e nas costas da criança, que já chegou ao local quase sem vida.

Bebê engasga e é socorrido pela PM de Timon. FOTO: PM

Porém em minutos, a criança começou a reagir e volta a respirar. Participaram dessa ação de salvamento o cabo Damasceno e os sargentos Demétrio e Edvaldo.

O que fazer quando o bebê se afogar com o leite?

O leite materno possui as propriedades nutricionais essenciais que necessitam os bebês durante os seus primeiros meses de vida. É importante lembrar que o bebê já nasce sabendo sugar, mas como cada criança é única a mãe deve ficar atenta aos movimentos do filho.

Caso o bebê se engasgue com o leite e começe a tossir:  primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário assopre o rosto dele. Se o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, é preciso seguir as orientações abaixo:

Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra mão, dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.