O governador do Piauí Wellington Dias foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Nordeste nesta segunda-feira (28), em reunião, por videoconferência, com os governadores da região. Wellington destacou que será uma grande responsabilidade e que seu trabalho será focado nos temas de gestão integrada para o desenvolvimento da região. Dias destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve como presidente do consórcio desde sua formação, em março de 2019.
Foto: Arquivo O Dia
“É uma grande responsabilidade que assumo pela confiança dos nove estados do Nordeste que, por unanimidade, escolheram o meu nome para presidir no próximo período o Consórcio do Nordeste. Vamos trabalhar a gestão, a integração do Nordeste em um projeto de desenvolvimento nas áreas da tecnologia, infraestrutura, turismo, economia, relação internacional, agricultura familiar, ou seja, toda uma política de saúde e de segurança, de educação, integrados para o bem da população e desenvolvimento do Nordeste”, disse.
Para o governador do Pernambuco, Paulo Câmara, a escolha foi acertada por Wellington ter liderado a construção do Consórcio Nordeste. “Como o Wellington Dias liderou a construção do Consórcio Nordeste, tem a capacidade de nos conduzir nesse momento. O Rui trabalhou na consolidação do Consórcio no Brasil e no mundo e o Wellington vai seguir trabalhando pela região”, ressaltou.
Flávio Dino, governador do Maranhão, elogiou o trabalho executado por Rui Costa à frente do Consórcio e destacou a amizade com o chefe do executivo piauiense. “Nosso companheiro Rui fez um excelente trabalhado nesse período desafiador. Wellington Dias é um amigo que tenho há 30 anos, com muita cumplicidade e sei da competência dele desde que era presidente do Sindicato dos Bancários. Acho que o Consórcio estará muito bem conduzido por ele, vai nos representar muito bem”, disse Dino.
O governador e agora ex-presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, reiterou que a união e integração foi fundamental para os resultados que o Consórcio já obteve até o momento. “Agradeço toda a solidariedade e apoio dos companheiros. O que construímos até aqui é fruto da nossa unidade. Conseguimos pautar um debate político justo e racional. Portanto, o saldo é positivo. O nosso índio vai para o quarto mandato com muita experiência e unidade. Esse Consórcio é uma articulação que veio para nos ajudar nos deveres como governadores”, disse.