O Governo do Piauí prorrogou o decreto com medidas que restringem o funcionamento do comércio e proíbe eventos que gerem aglomeração como forma de coibir a disseminação do novo coronavírus. As determinações valem até o dia 28 de fevereiro e levam em conta as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE).
Leia também: Festa clandestina em Teresina termina em tiroteio e uma pessoa morta
Apesar de prolongar as medidas, o decreto assinado pela governadora em exercício, Regina Sousa, autorizou a realização de apresentações musicais ao vivo em bares e restaurantes, o que estava suspenso no decreto anterior. mas segue proibida pista de dança para os clientes desses locais.
Foto: Divulgação / Ccom
Por outro lado, o texto restringe o horário de funcionamento de bares, restaurante, lanchonetes e similares até às 23h, ficando proibida a promoção de festas, eventos, confraternizações ou qualquer ato que gere aglomeração. As lojas de conveniência e depósitos de bebidas poderão atuar até às 23h, mas com venda exclusiva por delivery.
O decreto reforça que estão suspensos eventos culturais, esportivos e sociais que gerem aglomeração. Estão proibidos o funcionamento de boates, casa de show e estabelecimentos que promovam festividades.
Funcionamento do comércio
O comércio em geral segue com restrições, podendo funcionar até às 17h. Os shoppings estão autorizados a abrir de 12h até às 21h.
Fiscalização
A governadora em exercício convocou através do decreto as vigilâncias sanitárias municipais, Polícia Civil, Policia Militar, Guarda Civil Municipal e solicitou a colaboração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público para fiscalizar a proibição de consumir bebida alcoólica em locais públicos nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, uso obrigatório de máscara durante permanência em vias públicas e qualquer tipo de aglomeração.
Leia o decreto na íntegra