A forte chuva que atingiu a zona Leste de Teresina no começo da noite de ontem (25) abriu o período chuvoso de 2016, segundo o setor de meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR). Com direito a precipitação de granizo, a chuva deixou um rastro de destruição naquela região da cidade. O teto de um posto de gasolina próximo à Avenida Presidente Kennedy cedeu em parte e algumas árvores foram derrubadas pela força do vento no bairro Pedra Mole.
Veja vídeo do momento:
Leia também:
2016 terá período chuvoso ruim, diz meteorologista
De acordo com a gerente de hidrometeorologia da SEMAR, Sônia Feitosa, o piauiense, em especial, o teresinense, deve se preparar para mais chuvas nesta última semana de 2015. A previsão é que 2016 comece também debaixo de muita água, mas, mesmo assim, o período chuvoso não será tão forte quanto nos últimos em todo o Estado.
“Nós estamos sofrendo influência do El Niño e da zona de convergência intertropical que reduz o nível das chuvas. As temperaturas são atípicas, até mesmo para esta época do ano, mas nos dois primeiros meses de 2016 a previsão é de que os efeitos deles diminuam e as precipitações se tornem maiores e mais frequentes”, diz a meteorologista.
Com relação à chuva de granizo que caiu ontem em Teresina, Sônia Feitosa explica que aquele já era um fenômeno esperado por ser comum em locais onde se registram altas temperaturas. “O granizo são pedrinhas de gelo que se forma quando o ar quente da superfície sobe e se encontra com o ar mais frio da atmosfera. O resultado é a solidificação das gotinhas de água das nuvens que se precipitam quando começam a pesar”, explica.
A chuva de granizo pegou os teresinenses de surpresa e contribui ainda mais para os danos que a precipitação de ontem causou na cidade.
Energia
Com a forte chuva, o fornecimento de energia voltou a ficar comprometido em alguns bairros das zonas Norte e Leste de Teresina. Moradores do Marquês, Mafuá, Ininga, e Jockey relataram a falta de luz em suas. No Ininga, próximo ao Campus da Universidade Federal do Piauí, o fornecimento só voltou s[o foi regularizado por volta das 21 horas.