Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Greve dos ônibus completa um mês e categoria aguarda repasse da PMT

greve dos ônibus em Teresina completa um mês  nesta segunda-feira, 08. Segundo o motorista Antônio Cardoso, mesmo após o acordo entre a Prefeitura Municipal de Teresina e o Setut, os trabalhadores não foram convocados para conversa sobre o fim na paralisação.

"Eles aceitaram o dinheiro da prefeitura, mas não chamaram os trabalhadores para conversar e o que eles querem é jogar a população contra a categoria", afirma Cardoso.


Leia também:

Greve dos ônibus: categoria aguarda decisão do TRT sobre demissão indireta 

Greve dos ônibus: vereadores de Teresina buscam acordo entre sindicatos 


O motorista explica ainda que existem empresários que querem contribuir para o fim da greve, pois sabem que todos estão sendo prejudicados com a paralisação. "Tem alguns consórcios querendo negociar por fora do SETUT, estes são os que querem fazer alguma coisa pela categoria", pontua.

(Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Acordo

A Prefeitura de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) já chegaram em um acordo. O poder público decidiu parcelar em 20 vezes a dívida de quase R$ 22 milhões que possui com os empresários e dar uma entrada no valor de R$ 1,6 milhão para garantir ao menos o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores.

Outro lado

O Setut informou ao PortalODia.com que, desde o início do movimento grevista, segue em busca de uma negociação com o Sindicato dos motoristas, cobradores e com a Prefeitura de Teresina, a fim de o impasse seja resolvido. "No momento, a entidade está aguardando o repasse financeiro da Prefeitura e buscará mais recursos, através do sistema bancário, para poder efetuar o pagamento das folhas de janeiro e fevereiro", afirma Setut.

Assim, ao colocar em dia os salários dos trabalhadores, o Sindicato das empresas aguarda que a greve seja suspensa e a frota de ônibus volte a sua normalidade.