Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 mil brasileiros são diagnosticados com hanseníase por ano. São mais de 312 mil novos casos nos últimos dez anos, colocando o Brasil em 2º lugar no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em maio, a população piauiense recebe a Carreta Novartis da Saúde contra a hanseníase, iniciativa realizada em parceria com o projeto Roda-Hans do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde do Piauí. O programa itinerante promove acesso ao diagnóstico gratuito da hanseníase, além de capacitar profissionais da Atenção Primária (AP) para diagnosticar e tratar clinicamente os pacientes. A campanha tem ainda o intuito de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença.
(Foto: Reprodução)
O atendimento nos consultórios da Carreta será realizado pelos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 10 municípios: Altos, Campo Maior, Castelo do Piauí, Piripiri, Pedro II. A carreta já percorreu, em abril, as cidades de Demerval Lobão, União, Miguel Alves, Barras e José de Freitas.
Com atuação há mais de 10 anos, a Carreta Novartis da Saúde contra a hanseníase já passou por cerca de 500 municípios (18 estados), realizou mais de 70 mil atendimentos gratuitos e é responsável por cerca de 25% de todos os diagnósticos realizados em todo país.
Confira a programação deste ano contra a hanseníase no Piauí:
- Altos: 09 a 13 de maio;
- Campo Maior - 16 a 18 de maio;
- Castelo do Piauí - 19 a 20 de maio;
- Piripiri - 23 a 25 de maio;
- Pedro II - 26 a 27 de maio.