Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Ao longo de toda a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) irá desenvolver ações para incentivar a doação voluntária de sangue em todo o Estado. A data é uma das mais aguardadas pelos doadores, não somente por ser alusiva a este ato tão importante, mas por ser uma oportunidade de convidar mais pessoas a colaborar com a causa.
Leia também: Aniversários solidários ajudam a abastecer estoque de sangue do Hemopi
Segundo o Hemopi, até julho deste ano, 25 mil pessoas doaram sangue no Piauí. Um número bastante expressivo, se considerarmos que ainda estamos em período de pandemia, devido à Covid-19. De acordo com o Hemocentro do Piauí, o bom resultado de doações de sangue deve-se, também, à Campanha do Junho Vermelho, que atingiu uma meta de quatro mil doações.
O Hemopi espera que, ao longo da semana do doador, a movimentação de voluntários se mantenha na média, entre 100 a 120 doações diárias, semelhante à de 2020. O órgão aproveitou o momento para convidar doadores a comparecer ao hemocentro, inclusive as empresas, que costumam fazer campanhas com seus colaboradores.
Hemocentro
Requisitos para doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade;
(menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais)
– Pesar acima de 50 Kg;
– Está em boas condições de saúde;
– Não ter ingerido alimentos gordurosos horas antes da doação;
– Estar alimentado;
– Comparecer ao hemocentro munido dos documentos de identificação.
Dia do Doador de sangue
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro, para uso subsequente em transfusões de sangue.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.
(Foto: ODIA)
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
Data instituída pelo Decreto nº 53.988/1.964
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do MS. Dicas em Saúde)