Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Organizadores do SALIPI confirmam evento, mesmo sem patrocínio

Na manhã desta sexta-feira (15), espalhou-se o boato sobre o cancelamento do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). O comentário foi desmentido pela organização do evento. O boato é devido à falta de apoio por parte da Prefeitura de Teresina.

Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes, o repasse do Governo do Estado é muito pequeno em relação às edições anteriores, porém está sendo negociado um aumento na verba. Já a Prefeitura de Teresina ainda não se posicionou em relação ao patrocínio, mas a situação não impossibilita a realização do evento, que poderá apenas se adaptar à situação.

“Se a Prefeitura não nos receber até a segunda-feira (18), o evento ainda acontecerá, mas pode passar por uma adaptação, pois não podemos esperar por mais tempo”, afirma Kassio Gomes.

Dentre as atrações confirmadas está a jornalista e escritora Talita Rebouças, que escreve livros direcionados aos adolescentes. O presidente garante que a atração segue confirmada apesar das dificuldades do evento. O lançamento oficial do Salipi está marcado para o dia 21 de maio, onde será divulgada toda a programação, juntamente com os convidados.

O Salipi faz parte do calendário nacional de grandes eventos. Nessa 13ª edição, o homenageado será o historiador Monsenhor Chaves e tem como tema “A leitura nutre a inteligência”. O evento acontece novamente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre os dias 5 e 14 de junho, no espaço Rosa dos Ventos.

Por meio de nota a Fundação Quixote esclarece a continuação do evento: 

"A Fundação Quixote, entidade realizadora do Salão do Livro do Piauí – Salipi, vem a público garantir a realização do evento no período de 05 a 14 de junho, no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Esta edição, inclusive, será lançada dia 21, às 19 horas, no Auditório da CDL, com show do humorista João Cláudio Moreno, este patrocinado pela CDL.

É fato que as dificuldades orçamentárias vêm acompanhando o Salipi desde a sua primeira edição, o que, inclusive, dificulta o financiamento de um evento maior e mais relevante a cada ano. No entanto, a mesma obstinação que fez a proposta sair do papel ainda move os professores organizadores do Salipi a perseverar e acreditar na sua realização.

Desta maneira, e em respeito aos leitores e amantes da cultura piauiense, o evento será realizado ainda que com sua estrutura mínima. “Permanecemos em negociação com o Governo do Estado e tentaremos, até o último momento, viabilizar contato com a Prefeitura de Teresina para reafirmar a parceria de anos anteriores. Além disso, estamos em busca de outros parceiros, a exemplo do deputado federal Assis Carvalho, que já sinalizou para a destinação de emenda parlamentar, via Fundac, para a realização do 13º Salipi”, esclarece o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, que também destaca a importância da Ufpi na viabilização do evento.

A organização afirma, no entanto, que o Salipi ficará ainda mais comprometido nos próximos anos caso as edições futuras continuem a ser realizadas sem que seus parceiros institucionais abracem a iniciativa e prevejam, inclusive em seus orçamentos, a participação no Salão."