Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) publicou um aviso de atenção para a baixa umidade e para a onda de calor que atinge 13 estados brasileiros, incluindo a maioria do território piauiense, com exceção do litoral.
Leia também: Onda de calor histórica pode aumentar em até 1,5° C a temperatura
Foto: Arquivo O Dia
De acordo com o aviso do Inpe, a tarde desta segunda-feira (05) será de temperaturas muito elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Destaca-se que esta condição permanecerá atuante durante a semana com pequenas alterações nas áreas atingidas.
Ou seja, o calor que vem sendo notado ao longo dos dias, desde o início do B-R-O-Bró, período mais quente e seco do ano, deverá continuar por toda essa semana, até o domingo, com temperaturas máximas entre 38º C e 39º C na capital piauiense. A probabilidade de chuva, segundo o Inpe, é de apenas 5%.
Com as temperaturas elevadas e a baixa umidade, aumenta o risco de incêndios florestais e à saúde. Os principais sintomas que devem ser sentidos pela população incluem ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para evitar maiores riscos à saúde, as recomendações são: beber bastante líquido, especialmente crianças e idosos; evitar atividades físicas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.