Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Piauí inicia vacinação contra a Covid-19 de estudantes de cursos na área da Saúde

Alunos de medicina e outros cursos na área da saúde, em internato ou estágio curricular supervisionado, já começaram a serem vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19) no Piauí. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a doses para a imunização deste público, incluído na atual etapa de vacinação dos profissionais de saúde, já foram encaminhadas aos municípios.

A estimativa da pasta é que iniciativa contemple discentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e outras instituições de ensino, na capital e interior do estado. Os primeiros a receberem a primeira dose do imunizante são estudantes dos municípios de Parnaíba e Floriano.

“Apenas a vacinação dos estudantes de Teresina e Picos estão em fase de agendamento. As vacinas para esse público vêm sendo distribuídas há duas semanas, após aprovação na CIB (Comissão Intergestora Bipartite)”, afirma Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde da Sesapi.

(Foto: Divulgação/Sesapi)

Segundo o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, as doses para imunizar alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de faculdades particulares, como Uninovafapi e Facid, devem ser disponibilizadas nos próximos dias, já que a lista com os nomes dos aptos a serem imunizados já foi entregue. A tendencia é que a vacinação destes comece na primeira quinzena de maio, conforme calendário a ser elaborado pelos municípios.

Embora faça parte do Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacinação dos discentes do internato e do estágio supervisionado curricular representa uma conquista, devido à mobilização entre alunos. Eles foram recebidos pelo secretário Florentino Neto, que se mostrou sensível ao pleito e convidou representantes da categoria para participar da reunião da Comissão Intergestora Bipartite , que reúne membros da Sesapi e das secretarias municipais de saúde de todos os municípios.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a imunização dos estudantes é parte de um movimento estratégico, para ofertar mais profissionais para atuarem na linha de frente dos hospitais durante a pandemia. O internato compreende atividades práticas, onde o aluno faz um trabalho como médico, só que com supervisão. ” Nada mais justo que eles sejam imunizados com a maior brevidade”, garante o gestor.