A adoção de animais no Piauí deverá ter uma nova ferramenta para integrar organizações sociais, órgãos públicos e pessoas interessadas na adoção. É o Cadastro Estadual para Adoção de Animais, que foi instituído no Piauí com a sanção pelo governador Rafael Fonteles (PT) da Lei 7.984, de 28 de fevereiro de 2023.
A lei de autoria da ex-deputada estadual Teresa Britto tem como objetivo conectar interessados em adotar animais domésticos, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de proteção animal, como centros de controle de zoonoses, canis, gatis e abrigos.
Foto: Arquivo / O Dia
O Cadastro possibilitará aos interessados em adotar animais domésticos e às organizações a inserção de dados pessoais, meios de contato e características dos animais, como espécie, porte, sexo, entre outras informações.
Com ele, as adoções serão executadas pelas organizações da sociedade civil e órgãos públicos de proteção animal, que devem fixar critérios e procedimentos para selecionar os adotantes e garantir a segurança dos animais adotados.