Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Piauí tem 32 pacientes aguardando leitos covid-19, aponta Sesapi

O Piauí amanheceu esta terça-feira (01) com 32 pacientes aguardando vagas de internação nos hospitais para tratamento contra a covid-19. São 20 pessoas esperando leitos de UTI e 12 esperando leitos clínicos. Este é o segundo maior patamar da fila de espera por vagas que o estado registra em um mês. No dia 19 de maio, também eram 32 o número de pacientes esperando por internação, e, no dia 24, 37 pessoas. 


Leia também: Covid: ‘Vamos ficar no efeito vai e volta se não tomarmos uma medida efetiva’ 


A curva da fila de espera por leitos covid no Piauí vem em uma crescente desde então. Vale lembrar que a fila de espera desconsidera os leitos da Maternidade Evangelina Rosa, do Hospital Infantil Lucídio Portela e os leitos em hospitais particulares, porque são unidades que atendem a um público específico (gestantes, crianças e quem possui plano de saúde), ou seja, não são de acesso universal.


Foto: Divulgação/NESP UFPI

O mapa da hospitalização no Piauí dá um panorama da situação: e região da Planície Litorânea apresenta taxa de ocupação de seus leitos de UTI acima de 94%, assim como parte da região Sul do Estado. A zona Entre Rios, Vale do Sambito e Vale do Canindé apresentam taxa de ocupação de UTI entre 75% e 94%. Mas vale lembrar que, uma vez que no interior essa ocupação aumente, a região da capital pode sofrer impacto, porque recebe esse contingente excedente que os demais hospitais do estado são suportam.


Foto: Divulgação/NESP UFPI

No momento, o Piauí se encontra em tendência de estabilidade na taxa de óbitos por covid-19, tendo registrado uma queda de 3% na média móvel. A tendência também é de estabilidade pra a quantidade de casos da doença. A média móvel de casos do Piauí está em 993 novos casos por dia, uma variação negativa de 6% em relação aos últimos 14 dias.

Até esta terça-feira (01), o Piauí já registrou 273.756 casos confirmados de covid-19 com 5.952 óbitos. Há 989 pacientes internados com a doença, sendo eu 607 ocupam leitos clínicos e 360 ocupam leitos de UTI.