Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Presídios do Piauí chegam a 200 infectados por Covid-19, diz Sejus

Dados solicitados pelo Portal O Dia junto à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) apontam que os presídios do Piauí chegaram a marca de 201 detentos diagnosticados pelo novo coronavírus. Destes, 160 já se recuperaram da doença. Os dados são desta quarta-feira (05).


Leia mais:

Covid-19 no Piauí: 159 presos foram diagnosticados com a doença 


Ainda de acordo com o monitoramento, 130 policiais penais foram diagnosticados com Covid-19. Desse número, 105 se recuperaram e um veio a óbito. O número de policiais militares que atuam no sistema prisional e testaram positivo para doença é de 25, com 22 recuperados. Já entre os servidores administrativos, 50 testes deram positivo e 36 estão curados.

Presídios do Piauí chegam a 200 infectados por Covid-19. (Foto: Divulgação)

Segundo dados do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), foram realizados 467 testes para detecção do novo coronavírus em pessoas privadas de liberdade e 600 em testes em servidores.

Enquanto no sistema socioeducativo apenas cinco adolescentes privados de liberdade foram testados e 17 servidores socioeducadores.

Presídios do Piauí chegam a 200 infectados por Covid-19. (Foto: Divulgação)

O levantamento do CNJ demonstra ainda que o sistema prisional piauiense recebeu R$ 2,3 milhões em recursos do Funpen e cerca de R$ 10 milhões em recursos estaduais para a aquisição de bens e serviços para a prevenção à Covid-19.

Além disso, estão sendo coletados dados sobre a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs’), alimentação, fornecimento de água e material de higiene e limpeza, além de medicamentos e equipes de saúde. Nos presídios piauienses foram distribuídas 15 mil máscaras de tecido e 56.500 máscaras descartáveis.

Já no sistema socioeducativo, a distribuição para os adolescentes é feita quando vão para atendimento psicossocial ou médico. Em relação aos servidores, são entregues máscaras e é disponibilizado álcool gel para todos.

Dados a nível nacional

O número de infectados por coronavírus em unidades do sistema prisional brasileiro registrou um aumento de 82,3% nos últimos 30 dias, chegando a 19.683 casos.

Foram realizados 25.573 testes para a Covid-19 em pessoas presas – o que corresponde a 3,5% da população carcerária no país. Entre servidores foram aplicados 23.594 exames, número equivalente a 18,5% do contingente de trabalhadores nesses estabelecimentos.

 No caso do socioeducativo, houve testagem de 3.914 adolescentes privados de liberdade e em 8.173 trabalhadores dessas unidades, em 22 estados.

O levantamento aponta 2.036 novos casos de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade e 524 entre servidores na última semana, com aumento acentuado de registros especialmente entre presos nos estados de Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina – além de São Paulo, que alterou o modo de contagem dos casos ao incluir resultados de testes rápidos, ampliando o registro de ocorrências.

No caso do sistema socioeducativo, somente nesta semana foram registrados 306 novos casos de coronavírus entre servidores e 50 entre reeducandos. O monitoramento identifica um crescimento substancial de registros entre trabalhadores das unidades no estado de São Paulo, que passou a adotar a busca ativa por assintomáticos.