A partir desta segunda-feira (24) estão autorizados a funcionar aqui no Piauí as atividades de organizações associativas, tais como sindicatos patronais, empresariais e profissionais, serviços de defesa, direitos sociais e outros. A medida está prevista em decreto estadual conforme o Pacto para Retomada Organizada (PRO Piauí) divulgado pelo Governo do Piauí ainda em junho.
Esta fase de flexibilização no Estado contempla as atividades de médio impacto econômico, tais como Administração Pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, além dos setores da informação e comunicação, atividade de serviços pessoais, alojamentos e outras.
Leia também: Reabertura no Piauí: confira o cronograma estabelecido pelo Governo
Depois desta, a próxima fase de reabertura da economia do Piauí está prevista para acontecer daqui a 15 dias, no dia 08 de setembro, quando devem retornar as atividades artísticas, criativas e de espetáculos, que envolvem cinemas, teatros e casas de espetáculos; as atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental, que envolve parques, praias, balneários, museus, bibliotecas e zoológico; e as atividades domésticas.
Foto: O Dia
A última etapa da flexibilização no Piauí deve acontecer no dia 22 de setembro, quando devem retornar as aulas no sistema público e particular de ensino. É nesta data que as creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, superior, técnico e tecnólogo e outras atividades de ensino poderão ser reabertas, mas ainda em uma ordem a ser definida.
Vale lembrar que a reabertura dos setores que ainda não retornaram, bem como o funcionamento daqueles que já foram reabertos, está condicionada à manutenção em níveis aceitáveis da curva da covid-19 no Piauí. Entre os fatores que influenciam para a manutenção ou não do cronograma previsto no PRO Piauí estão a transmissão controlada do vírus; a capacidade de testar, isolar e tratar cada caso identificado por parte do poder público; o risco mínimo de um surto, especialmente em instalações de saúde e asilos; a implementação de medidas preventivas por parte das empresas; o bairro risco de importação da doença e o cumprimento das normas implantadas no pacto por parte da população.
O Piauí amanheceu esta segunda-feira (24) com 72.165 casos de covid-19 confirmados e 1.724 óbitos decorrentes da doença. Somente os municípios de Arraial e Canavieira ainda não possuem registros de coronavírus no Estado.