Após o decreto municipal da última quinta-feira (20), que estabelece que os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) decidiu determinar que as empresas que atuam no consórcio do transporte coletivo aumentem em até 40% o número de viagens nos horários de pico, garantindo assim que o decreto seja cumprido.
Os novos quadros de horário com aumento de viagens devem ser apresentados pelas empresas ainda nesta semana. O gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, explica que as operadoras já foram comunicadas oficialmente e que devem cumprir com o que foi determinado no decreto nº 20.027, publicado pela Prefeitura de Teresina na última sexta-feira (21).
Foto: Arquivo O Dia
“Quem desrespeitar as determinações estará sujeito às sanções legais previstas em contrato. Nesta segunda-feira (24) as empresas já devem operar com o aumento de 30% a 40% das viagens. Faremos a fiscalização e adotaremos as providências caso haja distorções”, enfatiza.
No decreto municipal da semana passada, a Prefeitura Municipal de Teresina determinou que irá limitar o número de passageiros no transporte público e ampliar a frota de ônibus na cidade como forma de prevenção à Covid-19. A determinação considera que a aglomeração de pessoas que precisam fazer o uso do transporte coletivo representa grande risco de contaminação pelo novo coronavírus.