Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Trabalhadores da saúde pública estadual ameaçam deflagar greve nesta sexta

Os trabalhadores da saúde pública estadual podem deflagrar greve e paralisar suas atividades por tempo indeterminado a partir da manhã desta sexta-feira (19), quando a categoria realizará uma Assembléia Geral em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. 

Hospital Getúlio Vargas (Foto: Divulgação)

O movimento grevista está sendo mobilizado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI), que alega descaso do Governo do Estado com a categoria. “Estamos cansados de reivindicar nossos direitos básicos e não sermos ouvidos”, disse Geane Sousa, presidente da entidade.


LEIA MAIS:
Sindicato denuncia que servidores do HGV não estão recebendo horas extras 

Além do indicativo de greve, os trabalhadores em saúde reivindicam acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de qualidade e em quantidade “adequadas”, bem como questões de promoção, progressão salarial e adicional de insalubridade durante toda a pandemia.

Geane Sousa, presidente do Sindespi (Foto: O Dia)

“Nossos servidores estão adoecendo, morrendo, quando precisam do plano de atendimento nos hospitais privados não são aceitos pelo plano de Saúde IASPI. Estamos alertando para toda essa situação que pode levar a um completo caos”, afirmou a representante da classe. 

A reportagem procurou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para mais informações sobre as pautas apresentadas pelo Sindespi e se havia alguma negociação para evitar a paralisação, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.