Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Vacina contra a covid: Piauí recebe mais 64 mil doses para imunizar idosos

O Estado do Piauí recebe na tarde desta quarta-feira (17) mais 64 mil doses de vacinas contra a covid-19 para dar continuidade à sua campanha de vacinação. Vale lembrar, no entanto, que o Estado não vai distribuir as 64 mil doses: elas equivalem à primeira e segunda dose e dentro delas ainda há os 5% que sempre devem existir de reserva operacional. 

Essas vacinas recebidas hoje serão suficientes para imunizar mais 7% do público alvo dos trabalhadores da saúde e mais 47% do público alvo dos idosos de 75 a 79 anos de idade. A informação é do coordenador de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães. 

De acordo com ele, a chegada de mais doses vai permitir ainda a inclusão de mais outro grupo entre as prioridades na fila de vacinação: o dos deficientes físicos. “No próximo domingo, estaremos incluindo mais um público prioritário no plano de vacinação: as pessoas com deficiência. Estaremos destinando mais doses para que possamos iniciar a campanha. Ainda não temos doses suficientes para contemplar todos os nossos grupos prioritários, mas de uma forma escalonada e segregada, iremos iniciar a campanha de vacinação para estas pessoas”, explicou.


Foto: Divulgação/Ccom

As novas doses já começarão a ser distribuídas amanhã (18). A Sesapi fez um apelo aos gestores que receberem as novas doses da vacina contra a covid para aplicar em seus municípios: é preciso que eles registrem as doses aplicadas no sistema da Sesapi e do Ministério da Saúde. Isto é necessário, uma vez que os municípios estão recebendo vacinas em quantidades menores em relação ao seu contingente populacional.

“O Piauí precisa dessas confirmações para que a gente possa realizar junto ao Ministério da Saúde o pedido de mais doses para o nosso estado. É importante que tenhamos mais vacinas para que possamos vacinar cada vez mais nossa população”, finaliza Herlon Guimarães.