Com quase três semanas do início da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, o Brasil já contabiliza mais de 3 mil denúncias de fura-fila, aquelas pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, mas acabaram se vacinando antes da hora. No Piauí, a situação não é tão diferente do que se observa no restante do país.
O Ministério Público Estadual (MPE) já instaurou procedimentos para apurar denúncias de fura-filas da vacina em 29 municípios piauienses. E entre os que desrespeitam a ordem de imunização estão inclusive gestores públicos: até meados de janeiro, o ente ministerial já havia aberto pelo menos seis processos administrativos para investigar prefeitos e vereadores que teriam furado a fila de prioridade da vacinação contra a covid-19.
Leia também: Coronavac: Políticos que furaram fila podem responder por improbidade administrativa
Um dos casos que chamou a atenção foi o do prefeito de Uruçuí, dr. Wagner Coelho, que foi a primeira pessoa da cidade a recebe a vacina. Ele é médico, mas não atua na linha de frente de atendimento a pacientes com coronavírus. Os profissionais da linha de frente foram os primeiros a entrarem na fila para serem imunizados, seguidos do grupo de risco dos idosos acima de 90 anos.
Foto: Jailson Soares/O Dia
Mas a situação não se concentra apenas no interior do Piauí. Na capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já contabiliza pelo menos 68 denúncias de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas fora da lista de prioridades em Teresina. A informação foi confirmada pelo presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque. De acordo com ele, profissionais que trabalham em hospitais, mas não atuam na linha de frente, estariam recebendo a vacina reservada exclusivamente aos trabalhadores que atendem aos pacientes covid.
Leia também: Vacinação Covid: municípios devem seguir orientação dos grupos prioritários
Os casos, segundo ele, estão sendo avaliados para que, caso sejam detectadas irregularidades, sejam punidos. "Estamos em contato direto com o Ministério Público, que é quem está fiscalizando o processo. Diariamente, nós enviamos a eles os dados de quem foi vacinado e caso haja alguém fora do grupo prioritário, é pedida uma justificativa. Se não tiver justificativa, o caso é analisado e passível de ser punido", explica Gilberto Albuquerque.
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS - Foto: O Dia
Esse envio de informações atende à recomendação feita pelo Ministério Público do Piauí na última segunda-feira (08). O ente ministerial pediu que a Prefeitura de Teresina e à Fundação Municipal de Saúde assegurem a estruturação e o funcionamento do Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 com o objetivo de garantir a ampla e irrestrita transparência da imunização.
Dentre outras coisas, o MP solicitou informações sobre o total de doses recebidas, aplicadas, perdidas ou danificadas durante o processo logístico de armazenamento e o percentual de cobertura vacinal em relação ao total populacional e aos respectivos grupos prioritários.
Outra recomendação é que o Plano Municipal de Imunização contra a covid-19 seja atualizado com as estratégias para levantamento de eventuais sobras de doses de vacina em cada unidade de saúde, coordenação e execução de notificações e investigação de eventos adversos pós-vacinação.
Até o momento, o Piauí já distribuiu 74.642 doses da vacina contra a covid-19 e 51.869 pessoas já receberam a primeira dose. Cinco já foram vacinadas com a segunda dose. No total, já são 51.874 pessoas vacinadas no Estado.
Confira abaixo as cidades piauienses onde o Ministério Público instaurou procedimento para apurar casos de fura-fila da vacinação contra a covid-19:
- Barras
- Corrente
- Cristalândia
- Sebastião Barros
- Demerval Lobão
- Luzilândia
- Joca Marques
- Madeiro
- Pedro II
- Altos
- Coivaras
- Pio IX
- Cocal
- Cocal dos Alves
- Avelino Lopes
- Júlio Borges
- Morro Cabeça do Tempo
- Curimatá
- Oeiras
- São Miguel do Fidalgo
- São Francisco do Piauí
- Cajazeiras do Piauí
- Piracuruca
- São José do Divino
- São João da Fronteira
- Cristino Castro
- Santa Luz
- Palmeira do Piauí
- Alvorada do Gurgueia