O Grupamento de Polícia Militar do município de Dirceu Arcoverde, no Sul do Piauí, foi interditado depois que todos os policiais lotados na unidade testaram positivo para Covid-19. Ao todo, são seis homens que foram afastados das funções para cumprimento do isolamento domiciliar.
Segundo a Diretoria de Comunicação da Polícia Militar, os testes foram realizados na tarde dessa terça-feira (27). O resultado surpreendeu porque confirmou que todos os policiais estavam infectados, inclusive, dois PM´s que atuam no Posto Fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefaz). O comando da Polícia Militar autorizou uma sanitização na sede do GPM e deslocou policiais de municípios próximos para realizar a segurança na cidade.
Com as novas confirmações, subiu para 45 o número de policiais militares infectados pelo novo coronavírus no Piauí, de acordo com a tenente Elza Rodrigues, Diretora de Comunicação Social. Os PM´s que testaram positivos têm autuação na capital e no interior do estado.
Desse total, 14 já receberam alta médica e retornaram às suas atividades. Por outro lado, 30 policiais continuam afastados em cumprimento aos protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde e sendo acompanhados pelo Centro de Assistência Integral a Saúde (CAIS), pela Diretoria de Saúde da PMPI, através do Hospital (HPM).
Uma morte
A primeira morte de Policial Militar por Covid-19 foi registrada nessa terça-feira (26). Trata-se do Cabo Antonio Francisco Braga . Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência do Piauí (HUT). O Cabo Francisco Braga era lotado no Presídio Militar e ingressou na Corporação em 2008.
Confira a nota da Polícia Militar
A Polícia Militar do Estado do Piauí trabalha seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde desde o início da Pandemia do Covid-19 e presta as seguintes informações:
1 - Que foram afastados 45 (quarenta e cinco) policiais militares, por testarem positivo para Covid-19, na Capital e Interior do Estado;
2 - Que 14 (quatorze) Policiais Militares estão recuperados e exercendo suas atividades;
3 - Que 01(um) Policial Militar veio a óbito;
4 - Que todos os casos estão sendo acompanhados pelo Centro de Assistência Integral a Saúde (CAIS), pela Diretoria de Saúde da PMPI, através do Hospital (HPM).