Um homem identificado como Ítalo da Silva Araújo, réu por roubar uma arma de policial militar em uma casa de shows na zona Leste de Teresina, foi condenado a 14 anos de prisão pelo juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto, da 3ª Vara Criminal de Teresina. A pena foi agravada pela extensa ficha criminal do homem.
Segundo a denúncia, na madrugada do dia 24 de janeiro deste ano, ítalo estava em uma festa em um estabelecimento localizado na Avenida Zequinha Freire quando um segurança percebeu que ele estava armado. O condenado, que é apontado como integrante do grupo criminoso “bonde dos quarenta”, entrou em luta corporal com o policial, sacou a arma e outros integrantes da organização agrediram o policial.
Foto: Jailson Soares / O Dia
“Cerca de dez pessoas dentre ela mulheres e homens também entraram para agredir (o segurança), e neste momento Ítalo conseguiu subtrair a pistola da vítima de calibre 9 mm, a qual estava com um carregador municiado e também levaram outro carregador também municiado, sendo ao todo 16 munições que também foram subtraídos”, diz trecho do processo.
No dia seguinte, o réu foi localizado em um churrasco no Condomínio Caneleiro, Conjunto Torquato Neto. Ítalo Araújo empreendeu fuga e ainda efetuou um disparo contra a guarnição. Os policiais reagiram e conseguiram deter o suspeito. Com ele, foi encontrado a arma roubada do policial.
Na decisão, o magistrado fixou o regime fechado para o início do cumprimento da pena, em razão do tempo fixado, aliado à existência de maus antecedentes e frente ao reconhecimento da reincidência.