Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Op. Profícuo: oito pessoas são presas no litoral do Piauí por tráfico de drogas

Pelo menos oito pessoas já foram presas na manhã desta sexta-feira (31) em Parnaíba, litoral piauiense, durante a Operação Profícuo, deflagrada pela Polícia Civil para cumprir 14 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão contra crimes de tráfico de drogas e roubos praticados na cidade. A ação envolve homens da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes de Teresina (DEPRE) que se dirigiram ao litoral para reforçar as diligências, além de equipes da própria Delegacia de Entorpecentes de Parnaíba.

Leia também: Parnaíba: polícia prende quadrilha acusada de homicídios no litoral 

Chama a atenção o caso de um dos presos, que não teve o nome divulgado pela polícia, mas que já havia sido detido pela Delegacia de Entorpecentes por pelo menos quatro vezes pelo crime de tráfico de drogas. Reincidente, ele foi identificado como sendo o responsável por uma série de assaltos à mão armada praticados em Parnaíba ao longo das últimas semanas. Quem dá mais informações é o delegado Eduardo Aquino, que coordena a ação.

"Esta é a quarta vez que ele cai. Na verdade, a maioria desses presos de hoje são reincidentes no crime de tráfico de drogas e outras práticas criminosas como roubos, homicídios, movimentação com arma de fogo. Mas o tráfico é a prática criminosa mais insistente e mais frequente e é nela que estamos mirando. A gente continua intensificando esse monitoramento de venda de entorpecentes no litoral pata que possamos diminuir os prejuízos causados à população", destacou o delegado.


O delegado Eduardo Aquino foi quem coordenou a operação - Foto: Reprodução

Além das prisões, a polícia apreendeu também na Operação Profícuo até o momento um motocicleta usada para cometimento de assaltos, e uma quantidade expressiva de droga que ainda está sendo pesada e contabilizada.

PM prende homicida foragido da justiça do Maranhão

Além da Operação Profícuo, da Polícia Civil, a movimentação também é intensa por parte da Polícia Militar na manhã de hoje (31) em Parnaíba. É que o 2º Batalhão também deflagrou ações de combate à criminalidade para tirar de circulação indivíduos suspeitos de estarem cometendo assaltos e homicídios em série no litoral piauiense. Um dos presos trata-se de um homem foragido da justiça do Maranhão, acusado de pelo menos dois assassinatos no estado vizinho e que estava se escondendo em Parnaíba onde vinha cometendo assaltos.

Identificado pelas iniciais E.G.S, ele tem 26 anos, e foi localizado nas primeiras horas da manhã de hoje. "Ele estava na cidade há 3 meses e é foragido do Maranhão. Lá, ele responde por dois mandados de prisão por homicídio e aqui na nossa cidade, ele também é suspeito de mais dois homicídios, sem contar os diversos assaltos que ele fez a mão armada. Acredito que agora teremos um pouco mais de tranquilidade com relação a esses assaltos", explicou coronel Antônio Pacífico, comandante do 2º BPM.

Além dos assaltos a mão armada e homicídios, E.G.S também é acusado de ter invadido uma residência em Parnaíba na última semana e ter feito uma família inteira refém para roubar objetos de valor como televisores e celulares. A PM tem informações também de que ele integraria uma facção criminosa que atuaria fora da cidade. A ação que culminou em sua prisão contou também com a participação de agentes da Polícia Militar de Buriti dos Lopes.