A Polícia Federal dá cumprimento, na manhã desta segunda-feira (10) a quatro mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga a prática de estelionato na concessão e saque de benefício emergenciais no município piauiense de Buriti dos Lopes. A Operação Ludibrio teve sua fase ostensiva deflagrada hoje e mobiliza 16 agentes da PF.
Leia também: Estupro e pornografia infantil: Polícia Federal cumpre mandado no Piauí
Fotos: Divulgação/Polícia Federal
Por meio de nota, a Polícia Federal informou que um agente político do município de Buriti dos Lopes é suspeito de ter recebido o Auxílio Emergencial do Governo Federal de maneira irregular, não atendendo aos critérios de concessão do benefício. Uma pesquisa no Cadastro do Governo Federal confirmou as suspeitas.
A PF não informou nomes nem que cargo público esse agente político ocupa em Buriti dos Lopes. Nesta manhã, a polícia apreendeu documentos de beneficiários e a quantia que foi sacada do benefício recebido irregularmente. Segundo a Polícia Federal, esse saque teria sido feito sob a justificativa de cobrir despesas administrativas.
A PF deu detalhes de como o grupo criminoso agia. “Os investigados atuam mediante retenção de documentos dos beneficiários até a efetiva apropriação do benefício sacado sob a justificativa de cobrir despesas administrativas”, explicou. A investigações seguem, agora, para identificar outros beneficiários do esquema.