Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Polícia deflagra operação para prender acusados de feminicídio em Teresina

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (24) para cumprir mandados de prisão contra acusados de feminicídio em Teresina. A ação, que foi denominada de Dandara dos Palmares, é coordenada pelo Núcleo de Feminicídio e já resultou na prisão de cinco pessoas.


(Foto: O Dia)

As prisões ocorrem um dia após dados da Secretaria de Segurança Pública revelarem que a cada 24 horas, 18 mulheres são vítimas de violência doméstica no Piauí. Só de janeiro a setembro de 2021, a polícia contabilizou 22 feminicídios no Estado.

O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP), delegado Francisco Costa, o Baretta, ressalta o trabalho realizado pela Delegacia Especializada em Feminicídio, coordenada pela delegada Nayana Paz, e pontua que mais operações serão realizadas. 

“A mulher no Estado do Piauí pode até perder a vida, mas não por inércia da polícia civil. Nós estamos dando a resposta e continuaremos dando. Aqui, mulher não se bate nem com uma flor. Aqui não é repertório de melodia, é a prática adotada por nós, e a delegada Nayana, com sua equipe, fez um brilhante trabalho. Hoje desencadeamos essa operação, que será rotineira, inclusive com o apoio de algumas delegacias distritais de Teresina”, acrescenta.

(Foto: Jorge Machado/ODIA)

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destaca que o DHPP, através da Delegacia de Feminicídios, instaurou inquérito para apurar os casos de feminicídios cometidos em Teresina, chegando a autoria desses crimes e cumprindo, na manhã de hoje, os mandados de busca e de prisão. 

“Conseguimos prender quatro indivíduos envolvidos com esses crimes, apreendemos motos roubadas, munições, e o DHPP está dando respostas para esses crimes em que foram vítimas três mulheres em Teresina”, disse.

O Piauí é destaque no combate aos crimes contra mulheres e conta com as delegacias das Mulheres, com medidas preventivas e requerendo as medidas protetivas, além da Delegacia de Feminicídio, que acompanha o DHPP, que faz um trabalho de elucidação.

Aguarde mais informações.