A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios e da Delegacia de Entorpecentes, prendeu, na manhã de hoje (21), Francisco Machado de Araújo, o ‘Padeiro’, acusado de comandar o tráfico na zona Sul de Teresina, principalmente na região da Vila Parque São Jorge. Francisco foi preso na cidade de Peritoró, no Maranhão, onde estava escondido desde 2013.
As investigações que culminaram com a prisão de Francisco foram comandadas pelo delegado Danúbio Dias. De acordo com ele, o acusado usava ume “metodologia do terror” para manter a situação sob controle no Parque São Jorge. Além de expulsar moradores de suas casas para usa-las como bocas de fumo, Francisco também ameaçava as pessoas e geralmente mandava assassinar aquelas que interferiam em seus negócios.
“Lá do Maranhão ele tinha o controle de tudo. Desde de 2013 que não vinha aqui, mas o filho dele, que também é envolvido com o crime e ajudava nos negócios do pai, o mantinha informado e lhe repassava detalhes de todas as ações da polícia e dos criminosos da região”, relata o delegado Danúbio. Este filho de Francisco foi identificado, pelas iniciais W.S.A e também já tem passagens pela polícia pela prática de homicídios e associação ao tráfico de drogas.
Com relação à prisão de Francisco, o delegado Danúbio informa que ele se apresentava no Maranhão com o nome falso de Agenor Araújo Machado. Toda sua família tinha conhecimento de suas práticas criminosas e lhe dava cobertura.
Francisco foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios onde prestou depoimento ao delegado Francisco Baretta, coordenador da Divisão, e ao delegado Danúbio Dias. De lá, ele seguiu para a Casa de Custódia onde se encontra à disposição da Justiça.