O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Fórum de Governadores do Brasil, informou neste domingo (21) por meio de um vídeo postado em suas redes sociais, que os estados decidiram eles mesmos comprarem as vacinas necessárias para que suas populações sejam imunizadas. A ideia é que os próprios governadores possam negociar com as farmacêuticas produtoras dos imunizantes para dar celeridade à vacinação em larga escala.
Leia também: Vacinação contra Covid: 23 cidades do Piauí iniciam segunda dose
“Estamos buscando um entendimento para mais compra com a Sputnik, a Pfizer, a Moderna e a Covaxin. Ou seja, garantir as condições de antecipar a vacinação para salvar vidas”, disse o governador. Wellington Dias anunciou ainda que na próxima quinta-feira (25), o Ministério da Saúde irá disponibilizar mais 4,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todo o Brasil e que o Piauí também deve receber sua cota. No entanto, o governador não disse quantas doses serão destinadas para a campanha estadual de vacinação piauiense.
“Vamos poder retomar a vacinação e garantir a imunização para quem tem mais de 85 anos, depois descer para quem tem mais de 80. Ou seja, atender ao plano nacional de imunização e salvar vidas”, destacou Wellington Dias.
Wellington Dias publicou vídeo em suas redes em que fala sobre a compra de vacinas junto aos produtores - Foto: Reprodução/Instagram
A campanha de vacinação no Brasil como um todo vem sendo pausada em algumas cidades e estados por conta da falta de vacinas e da demora no repasse das doses por parte do Governo Federal aos demais entes federativos. No momento, a percentual de vacinação em todo o país não passa dos 5% da população em alguns estados. No caso do Piauí, a campanha não passou ainda dos 2% de alcance.
Leia também: ‘Segunda dose da vacina contra Covid-19 está garantida’, diz Sesapi
Vale lembrar que o Brasil depende dos insumos enviados de outros países para poder produzir as próprias doses do imunizante. É que os laboratórios farmacológicos brasileiros não possuem o chamado IFA (Ingrediente Farmacológico Ativo) que se trata do insumo fundamental necessário para produzir as vacinas (o vírus inativado). O país está em negociações com países com a China e a Índia para tratar do envio deste material.
Até o momento, o Piauí tem 109.467 doses de vacina contra a covid-19 distribuídas, sendo que 64.790 foram aplicadas em primeira dose e 4.763 foram aplicadas em segunda dose. No total, 69.553 piauienses já foram imunizados contra o coronavírus. Os dados são do vacinômetro do painel epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).