O Hospital de Campanha João Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), contará com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes da Covid-19. A decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) levou em conta o avanço da doença do estado e o aumento na taxa de ocupação da rede hospitalar.
Leia também - Covid-19: Em Teresina, ocupação da UTI em três hospitais públicos ultrapassa 80%
COVID-19: Governo decide reabrir leitos de UTI no Piauí
Brasil terá 2 milhões de doses ainda em janeiro, confirma AstraZeneca à Wellington Dias
O local contava com 20 leitos. Com a ampliação de duas novas alas, o hospital dobrou sua capacidade de atendimento. “Anteriormente, o hospital de campanha contava com 20 leitos de UTI. Nesta ampliação, estamos abrindo mais 20 e ampliando o número para 40 leitos”, explicou o novo diretor do HUT, Fábio Marcos.
Foto: Divulgação
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou que estão mantidos os atendimentos no Hospital de Campanha Pedro Balzi e no Hospital do Monte Castelo, mas que o aumento da demanda por leitos observados nas últimas semanas levou a abertura de novas unidade para caso de emergência.
“Nós acrescentamos estes leitos para, em um caso de necessidade mais urgente, já termos essa estrutura preparada”, disse. “Paralelo a isso, estamos mantendo também o Hospital do Monte Castelo e o Hospital de Campanha Pedro Balzi como rotas Covid-19, com leitos de internação”, disse Gilberto Albuquerque.
A FMS estuda ampliar a quantidade de leitos de UTI da rede municipal. Os novo leitos devem ser instalados no Hospital do Monte Castelo e há possibilidade de uma parceria para utilização dos leitos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).