Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Teresina: Rodízio de veículos é suspenso no Centro

O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou na tarde desta segunda-feira (01) que o rodízio de veículos  em Teresina foi suspenso. A medida estava marcada para funcionar nesta terça-feira (02).

Em entrevista à imprensa, o chefe do executivo estadual disse que limitar a circulação de veículos no Centro de Teresina poderia prejudicar os trabalhadores que atuam em serviços considerados essenciais. Por essa razão, a prefeitura decidiu pela suspensão da implantação da medida. 

Rodizio de veículos em Teresina é suspenso. Foto: PMT.

No sábado (30), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) divulgou as diretrizes do rodízio , que aconteceria nos trechos que compreendem as Avenidas Joaquim Ribeiro, Maranhão e Miguel Rosa. A ideia era desestimular a movimentação de pessoas na área comercial de Teresina e, com isso, aumentar a taxa de isolamento social.

Logo após o anúncio da medida, o  Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepielaborou um ofíci o para que esses profissionais sejam excluídos do decreto.

O Senatepi, Erick Riccely, enfatizou que rodízio de veículos poderia prejudicar os profissionais de saúde, vez que os mesmos seguem escalas de plantões e alguns atendem em domicílio, além de serem profissionais essenciais no combate ao Covid-19.

“Nós sabemos que muitos profissionais, tanto para fugir do trânsito como para facilitar a chegada no trabalho, utilizam essas vias, e são pessoas que muitas vezes não têm o plantão definido pelo número da placa. Além disso, esse profissional entra e um dia e sai no outro, ou seja, na hora de voltar para casa ou ir para outro trabalho ele estaria circulando com o número da placa errado. E temos que lembrar também que temo profissionais que fazem trabalho domiciliar. Só que o guarda de trânsito não vai saber que aquele motorista é um enfermeiro”, disse em entrevista ao PortalODia.com. 

A proposta anunciada pela Strans no último sábado, previa que nos dias pares da semana, deviam circular pelo Centro apenas carros com final de placa par e, nos dias ímpares, os demais veículos. Estavam excluídos da medida taxistas, mototaxistas e trabalhadores de entrega por aplicativo. O descumprimento da medida resultaria em multa grave no valor de R$ 195. 

A proposta anunciada pela Strans no último sábado, previa que nos dias pares da semana (segunda, quarta e sexta) deviam circular pelo Centro apenas carros com final de placa par (0, 2, 4, 6, 8) e, nos dias ímpares (terça, quinta e sábado), os demais veículos com terminação ímpar (1, 3, 5, 7, e 9). Estavam excluídos da medida taxistas, mototaxistas e trabalhadores de entrega por aplicativo. O descumprimento da medida resultaria em multa grave no valor de R$ 195.

Coronavírus em Teresina

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou para 2.304 pessoas infectadas e 89 mortos pelo vírus.